Noticias Jequié e Região, noticias policiais, prefeitura
Câmara de Jequié aprova Comenda e Título de Cidadão Jequieense para Fábio Ferreira
Publicado em 22/06/26 | 0 comentários

A Câmara Municipal de Jequié aprovou duas importantes homenagens ao professor, educador físico e policial militar Fábio de Oliveira Ferreira: a Comenda Valter Gomes de Santana “Foca”, destinada a personalidades de destaque na área esportiva, e o Título de Cidadão Jequieense, maior honraria concedida pelo Poder Legislativo Municipal.
Natural de Itaberaba, Fábio chegou a Jequié em 2004 para cursar Educação Física na UESB. Desde então, construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com o esporte, a saúde e a formação de pessoas.
Mestre em Educação Física, especialista em treinamento de força, professor universitário, policial militar e empresário do segmento esportivo, Fábio se tornou uma referência na promoção da atividade física e da qualidade de vida em nossa cidade.
Entre suas contribuições, destaca-se o pioneirismo na implantação da metodologia CrossFit em Jequié, além do trabalho desenvolvido na Polícia Militar, incentivando a prática esportiva entre os militares e contribuindo para a estruturação de espaços voltados ao treinamento físico.
As homenagens reconhecem mais de duas décadas de dedicação à cidade de Jequié, impactando positivamente a vida de milhares de pessoas por meio do esporte, da educação e da promoção da saúde.
Parabenizo Fábio Ferreira por essa justa e merecida homenagem, fruto de uma trajetória construída com trabalho, compromisso e amor por Jequié.
Diálogo de Vorcaro cita Jacques Wagner como canal para recado a Lula, diz jornal
Publicado em 22/06/26 | 0 comentários
Mensagens trocadas entre Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e Fernando Mascarenhas Filho, diretor comercial da instituição financeira, em julho de 2024, citam o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), como possível intermediário para o envio de um recado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).De acordo com o jornal Estado de S. Paulo, mensagens encontradas pela Polícia Federal no telefone celular de Vorcaro mostram o banqueiro comemorando ao receber a informação de que estava sendo apontado como alguém próximo ao governo federal — “igual aos irmãos Batista”, em referência aos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos do grupo J&F.
Mascarenhas Filho afirma: “Única coisa que falaram [foi] que somos próximos do governo, igual irmãos batista são. O que é verdade rsrs”.
Em resposta, Vorcaro diz que “isso aí é marketing para nós” e pede para que a informação seja compartilhada com “Lula” e a “base aliada”.
O diretor comercial do Master finaliza o diálogo comunicando que iria “mandar para tio Guiga e Jaques”.
De acordo com a PF, “Guiga” seria o publicitário baiano Guilherme Sodré, considerado amigo do senador Jaques Wagner e citado pela investigação como seu operador financeiro.
Ao analisar o material, a PF aponta que os diálogos “sugerem proximidade entre Daniel Vorcaro e pessoas com poder político no estado da Bahia”.
Em resposta ao Metrópoles, Jaques Wagner disse não ter relação com Vorcaro e que “não pode ser responsabilizado por conversas de terceiros, que sequer participou e em contexto que sequer sabe qual foi”, disse. “Não existiu intermediação e não existe relação”.
Confira a íntegra da nota de Jaques Wagner
O senador Jaques Wagner reitera que não tem nenhuma relação com Daniel Vorcaro e não pode ser responsabilizado por conversas de terceiros, que sequer participou e em contexto que sequer sabe qual foi. Não existiu intermediação e não existe relação.
Jaques Wagner foi alvo de operação da PF
Jaques Wagner foi alvo de busca e apreensão nessa quinta-feira (18/6), na nona fase da Operação Compliance Zero. Segundo a corporação, ele é investigado por suspeita de ter recebido vantagens indevidas para atuar em defesa de interesses do banco de Vorcaro no Congresso — como no apoio à Emenda Master.
As apurações indicam, afirma a PF, que o senador manteve interlocução direta com o ex-sócio de Vorcaro, Augusto Ferreira Lima, sobre propostas legislativas e iniciativas parlamentares que poderiam beneficiar o Master.
Crédito Metrópoles
Arraiá Três Morros 2026 promete três dias de festa, tradição e muito forró
Publicado em 22/06/26 | 0 comentários
A comunidade de Lafaiete Coutinho já se prepara para mais uma edição do tradicional Arraiá Três Morros, que será realizado nos dias 22, 23 e 24 de junho. O evento promete reunir moradores e visitantes em três noites de muita animação, música e valorização das tradições juninas.Com uma programação voltada para toda a família, o Arraiá Três Morros contará com apresentações musicais, muito forró, comidas típicas e o clima característico dos festejos de São João, que movimentam a região nesta época do ano.
A festa, que já faz parte do calendário cultural fafaietense, tem como objetivo fortalecer as tradições nordestinas e promover momentos de confraternização entre os moradores e visitantes.
Os organizadores convidam toda a comunidade para participar da celebração e vivenciar o espírito junino em um ambiente marcado pela alegria, cultura e hospitalidade.
Atrações: Shows musicais, forró, comidas típicas e atividades tradicionais dos festejos juninos.
A expectativa é de que o evento reúna um grande público, consolidando o Arraiá Três Morros como uma das mais tradicionais festas juninas da região.
publicidade
Sistema de reconhecimento facial leva à prisão de homem durante festejos juninos em Jequié
Publicado em 22/06/26 | 0 comentários
Um homem com mandado de prisão civil em aberto foi capturado na noite de sábado (20), durante os festejos juninos realizados na Praça da Bandeira, em Jequié. A prisão foi efetuada por uma guarnição da CIPE/Central, com o auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial utilizado pelas forças de segurança pública da Bahia.De acordo com a Polícia Militar, a identificação do suspeito ocorreu por volta das 23h, durante o policiamento ostensivo empregado no circuito da festa. Após a validação dos dados e a confirmação da identidade do abordado, foi constatada a existência de um mandado de prisão civil expedido pela Justiça baiana.
Diante da ordem judicial em aberto, o homem foi detido e encaminhado à Delegacia Territorial de Jequié, onde foi apresentado à autoridade policial competente para adoção das medidas cabíveis.
A ação faz parte das estratégias de segurança da Operação São João 2026, que reúne efetivo policial reforçado e recursos tecnológicos voltados para ampliar a prevenção e facilitar a localização de pessoas com pendências judiciais.
Segundo a Polícia Militar, o uso do sistema de reconhecimento facial tem contribuído significativamente para a captura de foragidos da Justiça durante grandes eventos realizados em todo o estado.
Fonte: ASCOM/CIPE-Central
Homem é preso por tráfico de drogas e posse de simulacro de arma de fogo em Nova Itarana
Publicado em 22/06/26 | 0 comentários
Um homem foi preso durante uma ação de policiamento ostensivo realizada por equipes da 93ª Companhia Independente da Polícia Militar (93ª CIPM) no município de Nova Itarana.De acordo com a corporação, as diligências resultaram na apreensão de entorpecentes, além de materiais utilizados para o acondicionamento e comercialização das drogas. Os policiais também encontraram um simulacro de arma de fogo em posse do suspeito.
Entre os materiais apreendidos estão uma balança de precisão, embalagens plásticas, recipientes utilizados para armazenar os entorpecentes e uma quantia em dinheiro em espécie.
O suspeito foi conduzido juntamente com todo o material apreendido para a unidade policial competente, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Material apreendido
Substâncias entorpecentes;
Balança de precisão;
Simulacro de arma de fogo;
Embalagens plásticas e recipientes utilizados para acondicionamento;
Quantia em espécie.
A Polícia Militar segue intensificando as ações de combate ao tráfico de drogas e à criminalidade em toda a área de atuação da 93ª CIPM.
Fonte: ASCOM/93ª CIPM
Homem é conduzido à delegacia por perturbação do sossego e desobediência em Jequié
Publicado em 22/06/26 | 0 comentários
Um homem foi conduzido à delegacia na madrugada da última sexta-feira (19), em Jequié, após ser acusado de perturbação do sossego e desobediência. A ocorrência foi atendida por guarnições do 19º Batalhão da Polícia Militar (19º BPM), após acionamento do Centro Integrado de Comunicações (CICOM).De acordo com a Polícia Militar, os agentes foram chamados para averiguar uma denúncia de som em volume excessivo. Ao chegarem ao local, constataram a utilização de equipamento sonoro em intensidade elevada e orientaram o responsável a interromper a atividade, sendo a determinação inicialmente atendida.
No entanto, minutos depois, uma nova denúncia foi registrada para a mesma ocorrência. Ao retornarem ao endereço, os policiais verificaram novamente a utilização do aparelho sonoro em volume elevado.
Segundo a PM, após uma nova determinação para que a perturbação fosse encerrada, o responsável se recusou a cumprir a ordem policial.
Diante da situação, o indivíduo e o equipamento apreendido foram encaminhados à unidade policial competente para adoção das medidas cabíveis.
publicidade
Homem com mandado de prisão em aberto é capturado após reconhecimento facial em Jequié
Publicado em 22/06/26 | 0 comentários
Um homem com mandado de prisão em aberto foi capturado pela Polícia Militar da Bahia na tarde deste domingo (21), em Jequié, após ser identificado pelo sistema de reconhecimento facial.De acordo com informações do 19º Batalhão da Polícia Militar (19º BPM), as guarnições foram acionadas pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM), que detectou a presença do suspeito por meio da tecnologia de monitoramento.
Os policiais militares realizaram a abordagem e, após consulta aos sistemas de segurança, confirmaram a existência da ordem judicial em desfavor do indivíduo.
Diante da confirmação, o homem foi conduzido à autoridade policial competente para a adoção das medidas legais cabíveis.
O sistema de reconhecimento facial tem sido uma importante ferramenta no auxílio às forças de segurança, contribuindo para a localização e captura de pessoas com mandados de prisão em aberto.
Festejos Juninos: Justiça acata pedido liminar do MPBA e determina readequação de cachês em Anagé
Publicado em 22/06/26 | 0 comentários
A pedido do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), a Justiça determinou, hoje, 19, que o Município de Anagé não realize pagamentos às bandas Magníficos e Cacau com Leite em valores superiores aos limites estabelecidos com base na média dos contratos celebrados pelos artistas em 2025, corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A decisão atende a uma ação civil pública, ajuizada pelo promotor de Justiça Leandro Carvalho Duca Aguiar, em razão do excesso de gastos nas contratações para o festejo junino “Arraiá do Gaviões”, previsto para ocorrer entre os dias 21 e 23 de junho. Segundo o documento, a Banda Magníficos foi contratada por R$ 413 mil, enquanto a Banda Cacau com Leite teve cachê fixado em R$ 160 mil. A apuração aponta que os valores superam, respectivamente, os montantes de R$ 332.556,27 e R$ 132.732,31, considerados parâmetros razoáveis com base na Nota Técnica Conjunta nº 01/2026, elaborada pelo MPBA, Tribunal de Contas do Estado da Bahia e Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia.
Ficou decidido, também, que o Município de Anagé deposite judicialmente, no prazo de 24 horas, os valores excedentes dos contratos, totalizando R$ 107.711,42. Desse montante, R$ 80.443,73 correspondem à diferença verificada no contrato da Banda Magníficos e R$ 27.267,69 ao contrato da Banda Cacau com Leite. As justificativas apresentadas para os reajustes não demonstraram ganho significativo de notoriedade ou fatos novos capazes de justificar os aumentos relação ao ano anterior. Também foi considerado o contexto socioeconômico do município, que se encontra em situação de emergência decretada devido à estiagem prolongada que afeta a população rural.
O promotor de Justiça Leandro Aguiar ressalta que o objetivo do MP da Bahia não é impedir a realização dos festejos juninos nem das apresentações artísticas e que a decisão diz respeito ao controle dos gastos públicos e à preservação do patrimônio público municipal. "Em respeito à tradicionalidade da festa e da sociedade, busca-se apenas assegurar que tais contratações estejam de acordo aos princípios constitucionais da economicidade, eficiência e moralidade administrativa. Os recursos empregados nos festejos pertencem à coletividade e devem ser administrados com o mesmo rigor exigido para qualquer outra política pública", afirmou.
Com Tarifa Zero no transporte público no Melhor São João da Bahia em Jequié
Publicado em 22/06/26 | 0 comentários
Com o objetivo de ampliar o acesso e fortalecer a mobilidade urbana durante o Melhor São João da Bahia, a Prefeitura de Jequié, através da Superintendência Municipal de Trânsito (SUMTRAN), vai implementar a tarifa zero no transporte coletivo. Esta será a terceira edição da iniciativa, que beneficia moradores e visitantes, garantindo deslocamento gratuito entre os bairros e os circuitos juninos da Praça Rui Barbosa e da Praça da Bandeira.A ação reafirma o compromisso com a realização de um evento cada vez mais inclusivo e acessível para todos os públicos. A gratuidade no transporte terá início na sexta-feira, 19 de junho, e seguirá até o dia 24, com funcionamento das 20h às 02h até o dia 23. Já no dia 24, feriado de São João, o transporte será gratuito durante todo o dia. Os embarques acontecerão nos bairros de origem, com desembarque centralizado no Centro de Abastecimento Vicente Grilo, de onde sairão os ônibus de retorno.
publicidade
Prefeitura de Jitaúna realiza a entrega de 3 mil cestas básicas juninas a população
Publicado em 22/06/26 | 0 comentários
A Prefeitura de Jitaúna, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a entrega de 3 mil cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social no município, durante a tarde desta quinta-feira (18/JUN/26). A entrega aconteceu no Ginásio de Esportes Leur Lomanto, no centro da cidade.No momento, a ação visa contribuir para as comemorações de São João das famílias com dificuldades financeiras. "Mais um ano mantendo viva a nossa tradição e o nosso compromisso com quem mais precisa. Com muito orgulho e trabalho sério, nossa gestão realizou a entrega de mais de 3 mil cestas juninas para as famílias de Jitaúna. O São João e o nosso tradicional ?São Pedro são épocas de muita alegria, mas a nossa maior felicidade é garantir que o aconchego e o alimento cheguem ao lar de cada família". concluiu Pecorelli.
O Prefeito Marcelo acompanhado da vice-prefeita, Daiana Ramos, da secretaria de Assistência Social, Patrícia Lopes, da secretaria de Saúde, Ayala Lopes participaram da entrega e elogiou a atuação das secretarias e juntos destacaram a felicidade em colaborar com a distribuição.
"Fico feliz de ver a alegria e a satisfação estampada no olhar e o sorriso de cada beneficiário. Esse é o reconhecimento de uma administração séria que trabalha para o povo. A equipe da Secretaria de Assistência Social está de parabéns pelas ações desenvolvidas", finalizou Marcelo.
Caminhão carregado com combustível tomba na BR-330, em Maracás
Publicado em 20/06/26 | 0 comentários

Um sinistro de trânsito do tipo tombamento envolvendo um caminhão carregado de combustíveis foi registrado na BR-330, após a entrada do distrito de Caldeirão dos Mirandas, sentido Pé de Serra, no município de Maracás.
Segundo informações preliminares, o condutor do veículo foi socorrido por uma equipe do Samu e encaminhado ao Hospital Municipal de Maracás com ferimentos graves.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para atender à ocorrência, enquanto a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) permanece no local adotando as medidas de segurança necessárias.
Há vazamento de combustível na área do sinistro, o que exige atenção redobrada dos motoristas que trafegam pela rodovia.
Até o momento, não foram divulgadas maiores informações sobre as circunstâncias do acidente ou sobre o estado atualizado da vítima.
Operação da Polícia Civil apreende dois adolescentes investigados por homicídios em Jequié
Publicado em 19/06/26 | 0 comentários
A Polícia Civil da Bahia realizou, na manhã desta quinta-feira (18), uma operação em Jequié que resultou na apreensão de dois adolescentes de 16 anos investigados pela participação em homicídios ocorridos no município. A ação faz parte da Operação Malhas da Lei e teve como objetivo cumprir dois mandados de busca e apreensão de menores e três mandados de busca domiciliar.De acordo com as investigações, os adolescentes são apontados como envolvidos em dois atos infracionais análogos ao crime de homicídio. Um dos crimes ocorreu no dia 4 de maio, tendo como vítima Leandro Oliveira Santos, de 37 anos, morto por disparos de arma de fogo. O outro caso foi registrado em 6 de maio e vitimou Isael Ribeiro Nunes, de 20 anos.
Durante o cumprimento das ordens judiciais nas residências dos investigados, os policiais apreenderam roupas camufladas que, segundo a Polícia Civil, teriam sido utilizadas durante os ataques, além de aparelhos celulares e outros objetos considerados importantes para o avanço das investigações.
A operação foi coordenada pelo Núcleo de Homicídios de Jequié, com apoio do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (Gatti/Central), da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (9ª Coorpin), da Delegacia Territorial de Jequié e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR).
Os adolescentes foram encaminhados ao Núcleo de Homicídios, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. Posteriormente, eles serão encaminhados para internação.
Segundo a Polícia Civil, as investigações continuam com o objetivo de identificar, localizar e prender outros envolvidos nos crimes, que também são relacionados a cinco tentativas de homicídio registradas em Jequié entre os meses de fevereiro e maio deste ano.
publicidade
Homem é preso investigado por estupro de vulnerável e stalking em Boa Nova
Publicado em 19/06/26 | 0 comentários
Na manhã desta quinta-feira (18), a Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial (DT/Boa Nova), prendeu um homem, de 45 anos, investigado pela prática dos crimes de estupro de vulnerável e stalking, na cidade de Boa Nova.Segundo as apurações realizadas pela unidade policial após tomar conhecimento do caso no início deste ano, os atos delituosos teriam se iniciado em 2023, quando a vítima tinha 11 anos de idade. As investigações apontaram ainda que o suspeito teria praticado o crime de forma reiterada, além de perseguir a adolescente em diversas ocasiões, inclusive na saída de uma unidade escolar.
O homem foi localizado em sua residência, no centro da cidade, após diligências policiais, momento em que foi cumprido o mandado de prisão preventiva representado pela autoridade policial e expedido pela Vara Criminal de Poções. Vale ressaltar ainda que, anteriormente, a unidade policial já havia cumprido mandado de busca e apreensão domiciliar em desfavor do investigado.
Após a prisão, o investigado foi conduzido à unidade policial, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis, permanecendo custodiado à disposição da Justiça. A adolescente segue acompanhada pelos órgãos de assistência da prefeitura da cidade.
Fonte
Ascom PCBA
Antes do Master, Jaques Wagner foi citado em delação da Odebrecht
Publicado em 19/06/26 | 0 comentários
O senador Jaques Wagner (PT-BA) voltou ao radar das investigações criminais da Polícia Federal (PF) na Operação Compliance Zero por suspeitas de receber vantagens financeiras ilegais. Os investigadores apontam que o líder do governo Lula no Senado ganhou um apartamento de R$ 2,4 milhões do ex-dono do Banco Master, Daniel Vorcaro. A apuração revela ainda que o petista utilizava jatos particulares do banqueiro e recebia repasses por meio da empresa da esposa de seu enteado, Bonnie Bonilha.O novo escândalo reacende o histórico do parlamentar com os órgãos de controle. O ex-governador da Bahia acumula uma extensa ficha de acusações que remonta ao ano de 2017, quando os principais executivos da empreiteira Odebrecht fecharam acordos de delação premiada na Operação Lava Jato. Os depoimentos da época já detalhavam a proximidade do político com esquemas de favorecimento a grupos empresariais.
Delatores revelaram propina e presentes de luxo
Marcelo Odebrecht e o executivo Carlos José Fadigas de Souza Filho confessaram aos procuradores que Jaques Wagner cobrou US$ 12 milhões para sua campanha de reeleição ao governo baiano, em 2010. Segundo eles, o petista garantiu em troca benefícios fiscais bilionários ligados ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para as indústrias da construtora. O diretor Cláudio Melo Filho confirmou os repasses e revelou que o político também ganhou dois relógios de luxo de presente, avaliados em US$ 24 mil no total.
A relação financeira oculta continuou nas eleições subsequentes de 2014. Os delatores da empreiteira narraram que a liberação de mais R$ 10 milhões para o caixa do Partido dos Trabalhadores ficou condicionada à quitação de uma dívida estatal com a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia. Logo que o governo Wagner liberou o pagamento de R$ 60 milhões para a empreiteira, o dinheiro da propina foi depositado para os aliados do petista.
Codinomes mudavam nas planilhas do departamento de propinas
O avanço das apurações na década passada trouxe a público o funcionamento do setor de contabilidade paralela da Odebrecht. Os documentos apreendidos revelaram que os operadores trocavam os apelidos das autoridades de acordo com o ano e a empresa do grupo que efetuava o pagamento. Jaques Wagner, que também exerceu o cargo de ministro-chefe da Casa Civil na gestão de Dilma Rousseff, era identificado pelos delatores sob as alcunhas de “Passivo” e “Polo”.
As planilhas secretas do grupo continham também codinomes para outros caciques do Congresso Nacional que dividiam o balanço das fraudes. O ex-senador Romero Jucá (PMDB-RR) figurava nos registros oficiais da Lava Jato como “Cacique” e “Caju”. As menções à Wagner na Lava Jato, no entanto, nunca foram adiante. Um dos casos que tramitava na Justiça Federal foi encerrado no ano passado.
Crédito Revista Oeste
Operação Em Chamas: homem é preso com 216 espadas em Cruz das Almas
Publicado em 19/06/26 | 0 comentários
Um homem de 33 anos foi preso em flagrante na quinta-feira (18), no município de Cruz das Almas, durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão realizado no âmbito da Operação Em Chamas, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia.A ação ocorreu em um imóvel localizado no bairro Itapicuru e teve como objetivo combater a fabricação, a comercialização e o armazenamento clandestino de artefatos explosivos, visando prevenir acidentes e garantir a segurança da população durante os festejos juninos.
De acordo com a Polícia Civil, investigações conduzidas pelo Setor de Investigação da Delegacia Territorial de Cruz das Almas apontavam que o imóvel era utilizado para a fabricação e armazenamento irregular de espadas, artefato cuja produção e comercialização são proibidas.
Durante o cumprimento da ordem judicial, os policiais localizaram e apreenderam 216 espadas prontas para uso e comercialização, além de aproximadamente cinco quilos de barro utilizado na confecção dos artefatos e diversos bambus cortados, materiais comumente empregados na fabricação desse tipo de explosivo artesanal.
O suspeito foi autuado em flagrante pelo crime de fabricação e armazenamento irregular de artefato explosivo ou incendiário. Após ser apresentado na unidade policial, ele permaneceu custodiado à disposição da Justiça.
Todo o material apreendido foi encaminhado para perícia.
A Operação Em Chamas é realizada pela Polícia Civil da Bahia e tem como foco coibir práticas ilegais relacionadas à produção e comercialização de artefatos explosivos, especialmente durante o período dos festejos juninos.
Fonte: Polícia Civil da Bahia






















