×

A saga dos judeus no Brasil: de Abraão aos dias atuais - Capítulo 2

14/3 A saga dos judeus no Brasil: de Abraão aos dias atuais    -  Capítulo 2

Depois que Abraão se estabeleceu em Canaã, a terra prometida, com Sara, sua mulher, ele gerou Isac. Isac, por sua vez, gerou Esaú e Jacob. Unindo-se às suas duas esposas, Lea e Raquel, e às duas escravas destas Bila e Zilpa, Jacob gerou doze filhos e uma filha. Os filhos: Rubem, Simeão, Levi, Judá, Dan, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim. A filha: Diná. José era o filho predileto de Jacob; o que ocasionou um ciúme doentio nos demais irmãos, exceto em Benjamim, irmão de José, nascidos da mesma mãe, Raquel.

José é vendido pelos seus irmãos invejosos a mercadores ismaelitas – estes, descendentes de Ismael, primeiro filho de Abraão com a escrava Agar. Os compradores de José o vendem para o Egito. Depois de grandes provações e açoites, José decifra os sonhos do faraó, que previam sete anos de fartura e sete anos de intensa fome em todo o Egito. Como recompensa, o faraó o nomeia governador do Egito; ficando ele responsável pela administração dos quatorze anos que viriam pela frente. Em Canaã, Jacob, que teve o nome mudado para Israel, no Vau do Jaboque, sofre juntamente com sua família os efeitos da terrível fome que também assola a terra de Canaã. Não suportando mais o sofrimento causado pela escassez de alimentos, os onze irmãos de José vão ao Egito em busca de comida. Lá, sem saber, encontram-se com o seu irmão José (o governador), e as verdades são reveladas, mas de uma maneira nada poética e familiar. Depois dos confrontos, José se revela aos seus irmãos, os perdoa, e pede que eles voltem à Canaã e tragam o seu pai (Jacob) e o restante da família, para viverem ao lado dele. A missão é cumprida. No egito, os hebreus se multiplicam, construindo uma grande nação chamada Israel, que, por determinação do próprio Iwaveh, fora escravizada por 400 anos. Depois da escravidão, a libertação (narrada no livro de Gênese) conduzida pelo grande líder Moisés; este, descendente da Tribo de Levi, a única tribo que não recebeu porção de terra em Canaã.

A partir desta coluna, citações de livros sobre a saga dos judeus no Brasil e curiosidades sobre tradições, histórias, práticas e cultura judaica em terras brasileiras e, em especial, em terras nordestinas. Vamos lá! 1 - Livro indicado nesta coluna. Nordeste semita, de Caesar Sobreira. São Paulo: Global, 2010. Este livro narra a importante presença dos judeus cristãos novos no nordeste brasileiro, a partir do descobrimento do Brasil. 2-Curiosidades. Você sabia que: 2.1 - a carne de sol (carne sem sangue e salgada) que compramos no comércio de Jequié era chamada pelos judeus de charqueado judaico, na península ibérica, antes de virem para o Brasil, perseguidos pela inquisição? 2. 2 - a carne de Jabá, utilizada em nossas feijoadas e em outras iguarias é uma corruptela (adaptação) da carne do Shabat, carne esta que era (e ainda é) consumida na celebração do início do dia do descanso (sábado)?

Professor Jorge Barros.

Contador de Cliques


Deixe um comentário:



Captcha