A SAGA DOS JUDEUS NO BRASIL: DE ABRAÃO ATÉ OS DIAS DE HOJE
08/4


Capítulo 5
Depois de 400 anos de escravidão em terras de faraó e 40 anos de peregrinação no deserto, os hebreus, finalmente, ocupam a terra prometida – Canaã; terra que emana leite e mel, uma pequena faixa de terra entre o Rio Jordão e Mar Mediterrâneo; aproximadamente igual ao território do estado de Sergipe. Nessa nova terra o povo hebreu se estabeleceu, e, fixados na nela, começa a criação do Estado de Israel. Um povo fixado em um território - uma nação formada. Mas a permanência na terra prometida jamais significou uma relação de paz com outros povos. Os filisteus eram os arqui-inimigos mais ferozes e determinados em destruir os israelitas. Diante de ameaças constantes de nações inimigas, Lideranças fortes deveriam ser constituídas para governar o povo (chefes políticos), bem como para comandar as batalhas a ser enfrentadas. Estabelece -se a partir daí o período dos juízes; todos eles escolhidos por Deus.
O primeiro juiz foi Otoniel, da Tribo de Judá, e o último, o profeta Samuel (possivelmente da Tribo de Levi). Há de se ressaltar, porém, que muitas guerras enfrentadas pelos israelitas eram consequências das desobediências às leis da torá: idolatria, sacrifício de crianças, envolvimentos com povos estranhos, com mulheres estranhas, incredulidade e outras. A história tem registrado que Sansão, descendente da Tribo de Dan, e possuidor de uma poderosa força, foi um dos juízes mais conhecidos em ouras nações, bem como a Valente Débora, da tribo de Efraim, a única mulher a comandar os israelitas. Quem não se lembra da história de Sansão e Dalila, o homem que perdeu a sua força por causa da traição de uma bela mulher?
Livro indicado. Judeus cristãos novos na Bahia: 1624 - 1654. Autora Anita Novinsky, Editora Perspectiva, ano 1972. Curiosidades. Você sabia que: 1 – o filósofo, jornalista, sociólogo e economista, o alemão Karl Marx, que elaborou teorias para a construção dos fundamentos da doutrina comunista era judeu? 2- Milhares de sobrenomes adotados no Brasil são sobrenomes de judeus cristão novos (marranos) que vieram para o Brasil, fugidos da inquisição, no Século XVI? Olha a descendência de Abraão no Brasil, aí gente!
Professor Jorge Barros
Deixe um comentário:
Notícias Católicas Prefeito de Jitaúna confirma Adelmario Coelho como atração para o Melhor São Pedro da Bahia 2025Notícias Católicas Garantia-Safra começa a ser pago aos agricultores familiares de JequiéNotícias Católicas Bui Bulhões sugere inclusão de um dia dedicado às crianças na programação oficial do São JoãoNotícias Católicas Moana Meira propõe campanha para o combate à violência contra a mulherNotícias Católicas Desocupação de loteamento clandestino é iniciada em Maraú após Justiça acatar pedidos do MPBANotícias Católicas MPBA pede suspensão da micareta de Vitória da Conquista em razão de problemas de segurança