Agosto Branco: Uso de cigarro é responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão, segundo Inca
02/8

Cerca de 90% das mortes por câncer de pulmão estão relacionadas ao tabagismo, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Visando conscientizar a população sobre o câncer de pulmão, teve início nesta quinta-feira (1º) a campanha Agosto Branco.
De acordo com o Inca, mais de 32,5 mil casos de câncer de traqueia, brônquio e pulmão devem ser registrados por ano no Brasil, no triênio que vai de 2023 a 2025. A boa notícia, segundo autoridades de saúde, é que esse tipo de câncer é extremamente prevenível. É o que explica o especialista em tumores torácicos Guilherme Harada, médico oncologista do Hospital Sírio-Libanês. "O câncer de pulmão é um dos tipos de tumores mais evitáveis. Isso porque a principal causa associada ao câncer de pulmão é o cigarro. Ele é responsável por cerca de 80% a 85% dos casos de câncer de pulmão. Então, parar de fumar é a medida mais eficaz para evitar o risco de desenvolver o câncer de pulmão", afirma. O oncologista destaca que de 15% a 20% das pessoas diagnosticadas com câncer de pulmão não têm relação com o tabagismo. "Além do cigarro, a exposição a substâncias cancerígenas, como o asbesto, o radônio, e outras substâncias comumente presentes em ambientes de trabalho com fumaça, também aumenta o risco", pontua Harada. Fonte: Brasil 61Deixe um comentário:
Notícias Católicas CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS E HIPOTECAS, TÍTULOS E DOCUMENTOS E CÍVIL DAS PESSOAS JURÍDICAS DA COMARCA DE JEQUIÉ - ESTADO DA BAHIA.
Notícias Católicas Delegada da Polícia Civil da Bahia é afastada após ser alvo de operação contra corrupção
Notícias Católicas Mendonça pede afastamento de Alexandre de Moraes do Supremo
Veja também
Notícias Católicas CV do Nordeste de Amaralina invade cidade de Gandu
Notícias Católicas Comerciantes se unem para criação da Associação Comercial de Itagi
Notícias Católicas O sentimento de mudança ganhou tração na Bahia inteira, diz Sandro Régis
Notícias Católicas Operação policial em Vila Esperança, Ipiaú, termina com morte de homem após confronto armado
Notícias Católicas Gongogi: Homem é acusado de manter mulher presa em Nova Palma e impedir contato dela com familiares
Notícias Católicas ACM Neto lidera disputa pelo governo da Bahia, diz AtlasIntel















