Alta do IOF ameaça setores que mais geram empregos no país: comércio e serviços
30/5

Responsáveis por mais de 70% dos empregos formais criados em abril, os setores de comércio e serviços devem sentir com mais intensidade os efeitos do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), anunciado pelo governo federal. Com forte dependência de crédito, principalmente entre pequenas e médias empresas, essas áreas correm o risco de ver encarecer operações essenciais, como financiamentos de capital de giro e seguros de saúde e veículos.
Em abril, juntos, comércio e serviços abriram 184 mil vagas, de um total de 257.528 postos formais, segundo dados do Caged. Para o presidente da CACB, Alfredo Cotait, a medida é prejudicial ao setor produtivo e injusta com quem mais contribui para a economia. “Quem pagará essa conta do aumento do IOF? O empresário, principalmente o da pequena e média empresa, que mais depende de crédito, o trabalhador, o consumidor. Em outras palavras, o Brasil real”, afirma. André Galhardo, economista-chefe da Análise Econômica de São Paulo, analisa que o aumento do IOF pode sim afetar os setores de comércio e serviços. Para ele, mais do que o impacto financeiro direto sobre empresários e consumidores, o anúncio das mudanças foi mal recebido porque indica uma possível dificuldade do governo em fazer ajustes pelo lado da despesa. “Apesar dos números positivos das contas públicas registrados ao longo dos últimos meses, esse IOF foi inoportuno não apenas em relação ao impacto financeiro que trará pras empresas e para os consumidores, mas sugere que o governo possa enfrentar dificuldades para cumprir as metas estabelecidas pelo novo arcabouço fiscal, sobretudo a partir do ano de 2027”, afirma Galhardo. Fonte: Brasil 61Deixe um comentário:
Notícias Católicas Manoel Vitorino | Programa Agricultura Itinerante chega a comunidade do RecreioNotícias Católicas Mais organização no trânsito de Jequié!Notícias Católicas Tarifaço dos EUA: veja quais setores e estados devem ter mais prejuízosNotícias Católicas Projeto de Hassan institui prioridade em vagas de emprego para jovens em acolhimento institucionalNotícias Católicas Novo espaço educacional em Itagi avança com obras em ritmo aceleradoNotícias Católicas São João de Jequié conquista título de Melhor do Interior da Bahia pelo Circuito Record 2025