André do Sintracal propõe criação de Oficinas Itinerantes de Geração de Renda na zona rural
26/8

Proposta, visando a criação de Programa Municipal denominado de “Oficinas Itinerantes de Geração de Renda”, de autoria do vereador André do Sintracal, foi aprovada pela Câmara Municipal. A ideia central é o mesmo seja implantado inicial nos distritos e outras comunidades rurais.
O vereador explica que a realidade de muitas famílias jequieenses é marcada pela dificuldade de acesso a oportunidades de trabalho, qualificação e renda. Em bairros mais afastados e na zona rural, essa barreira se torna ainda mais evidente: faltam cursos perto de casa, transporte para se deslocar até o centro é caro, e o tempo disponível para aprender novas habilidades é reduzido pela luta diária pela sobrevivência. André do Sintracal acrescenta que o Programa Municipal “Oficinas Itinerantes de Geração de Renda” propõe mudar esse cenário, levando capacitação prática e gratuita até onde as pessoas estão. Serão unidades móveis ou estruturas itinerantes montadas em praças, associações de bairro e espaços comunitários, oferecendo cursos rápidos e voltados a atividades que geram retorno imediato, como: Produção de pães, bolos, doces e conservas para venda; Costura criativa, reparos e customização de roupas; Artesanato sustentável e reaproveitamento de materiais; Manutenção básica de celulares e eletrodomésticos; Serviços de beleza e cuidados pessoais; Marketing digital e vendas online para pequenos negócios. Mas não se trata apenas de ensinar um ofício. O programa será acompanhado de ações integradas entre as secretarias envolvidas: Desenvolvimento Econômico: apoio à formalização como MEI, acesso a microcrédito e parcerias com empresas; Desenvolvimento Social: inclusão de famílias em situação de vulnerabilidade, acompanhamento e incentivo à autonomia econômica; Cultura e Turismo: valorização de produções artesanais e gastronômicas locais, inserindo-as em feiras, eventos e roteiros turísticos da cidade. Essa articulação permitirá transformar habilidades em negócios, dar visibilidade a talentos escondidos e criar oportunidades reais de geração de renda. Ao mesmo tempo, o programa contribuirá para fortalecer a economia solidária, reduzir o desemprego e incentivar o consumo de produtos feitos em Jequié.Deixe um comentário:
Notícias Católicas Fiscalização da PRF na Bahia flagra transporte irregular de bambu e alerta para riscos de cargas mal amarradasNotícias Católicas Polícia Civil liberta mulher e bebê reféns e prende alvo da Operação RéprobosNotícias Católicas TROCA DE TIROS NA ESTRADA DA PRAINHA DE LOMANTO
Veja também
Notícias Católicas Prefeitura de Manoel Vitorino anuncia pavimentação em Catingal e segue com obras de recuperação de vias públicas na sedeNotícias Católicas Interdição preventiva na Avenida Artur Morais para montagem da Feira LivreNotícias Católicas Itagi : Vereador Gielton Bispo se Reúne com Moradores do Jardim de Ala 02 em Busca de SoluçõesNotícias Católicas Leur Lomanto Júnior vota a favor da urgência do PL da anistiaNotícias Católicas Agora no São Judas Tadeu F&S estética automotivaNotícias Católicas POLÍCIA CIVIL DA BAHIA REALIZA APREENSÃO DE VEÍCULO COM SINAL IDENTIFICADOR DE VEÍCULO ADULTERADO