×

Anésia Cauaçu - Mulher, Mãe Guerreira

05/11 Anésia Cauaçu - Mulher, Mãe Guerreira

Numa publicação das Edições UESB, foi lançado no último 24 de outubro, no foyer do Teatro Glauber Rocha, campus de Vitória da Conquista, o livro “Anésia Cauaçu - Mulher, Mãe Guerreira”. De autoria da escritora e professora Márcia do Couto Auad, coordenadora do Programa Nacional de Leitura (Proler) e membro da Academia de Letras de Jequié. Na obra, há um destaque para a mulher, a memória e a representação do banditismo na região do Sudoeste baiano.

A narrativa acadêmica de Márcia, agora transforma em livro traz a trajetória fidedigna de Anésia Cauaçu, integrante do amplo contexto da movimentação política do final do século XIX e início do século XX, fatos coincidentes, ou até mesmo decorrentes da chegada dos imigrantes italianos à região e da grande enchente do Rio de Contas, em 1914, cenário de relevantes transformações políticas e administrativas do então povoado, culminando com sua emancipação, ao desligar-se do município de Maracás.

Na esteira dessas iniciativas culturais, outras obras de ficção foram surgindo no cenário literário de Jequié nos últimos anos, como o livro do mesmo nome, do jornalista Domingos Ailton, por exemplo.

Contador de Cliques


Deixe um comentário:



Captcha