×

Aos poucos, Jitaúna tenta voltar a normalidade após o caos provocado pela enchente

28/12 Aos poucos, Jitaúna tenta voltar a normalidade após o caos provocado pela enchente

Os sinais de bons tempos estão chegando. O Rio das Contas voltando, aos poucos, ao seu leito natural, desocupando áreas alagadas, possibilitando que a cidade retome a sua rotina normal. No rastro da enchente muita lama, mau cheiro, destruição de patrimônios, economias que foram por água abaixo, lamentos e riscos de doenças.

Os mais atingidos foram os de pouco, ou quase nenhum, poder aquisitivo. Muito trabalho a ser feito, principalmente por parte da Prefeitura Municipal, através das secretarias competentes que se mostraram incansável no atendimento à população durante o período mais agudo da cheia. Dados da Secretaria de Assistência, contabilizam cerca de 500 famílias desabrigadas totalizando mais de mil pessoas.

Os desabrigados foram alojados pela Prefeitura em prédios públicos, casas de apoio e aluguel social. Para acomodar as vítimas da enchente, a Prefeitura disponibilizou os prédios das escolas Castro Alves, Colégio Municipal entre outros.

A autorização foi dada pelo governador eleito, Jeronimo Rodrigues, durante a rápida visita que fez na tarde de segunda-feira (26) a Jitaúna. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social tem providenciado refeições diárias para cada uma das vítimas da enchente.

Pontos da cidade estiveram praticamente ilhados durante a cheia. Nesse período o acesso aos bairros Primavera, Rua 15 de Novembro e Rua Beira Rio, foi interrompido devido os alagamentos.

O município, através das secretarias, já estava em “estado de alerta” desde o primeiro dia deste mês. Adotou uma série de medidas preventivas, mas parece que a Chesf não teve o mesmo procedimento. Poderia programar vazão gradual, com antecedência, no volume do reservatório da Barragem da Pedra, ao invés de adotar medidas súbitas como ocorreu em Jitaúna, Jequié, Ipiaú entre outras cidades. A Prefeitura de Jitaúna iniciou nesta quarta-feira (28) a lavagem das ruas com um carro pipa. Ruas do ditrito de Vila Temão também passarão por limpeza. Os estragos ainda estão sendo calculados pela gestão.

Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Jitaúna

Contador de Cliques


Deixe um comentário:



Captcha