×

APAE de Jequié abre Semana Nacional da Pessoa com Deficiência com Caminhada da Inclusão

22/8 APAE de Jequié abre Semana Nacional da Pessoa com Deficiência com Caminhada da Inclusão

A APAE de Jequié abriu oficialmente, no dia 21 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla com a tradicional Caminhada da Inclusão, realizada às 16h. A concentração aconteceu em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio, de onde os participantes seguiram pela Avenida Rio Branco, Jerônimo Sodré, Avenida Alves Pereira e encerraram o ato na Praça Rui Barbosa.

O evento reuniu professores, assistidos, familiares e representantes de diversas entidades parceiras, como AJECE, ACEEJ, Conselho tutelar , Policia Militar, representada pela Ronda Maria da Penha, dentre outras. Equipes da Guarda Municipal e SUMTRAN, foram responsáveis por apoiar e garantir o fluxo da caminhada em todo trajeto.

Mais uma vez a união em prol da valorização da pessoa com deficiência e do fortalecimento da luta por direitos e oportunidades ficou evidenciada.

Durante o percurso, os participantes carregaram faixas, cartazes e bandeiras lilás, simbolizando o apoio à campanha Agosto Lilás, que chama a atenção para o enfrentamento à violência contra a mulher. Um carro de som acompanhou a caminhada, levando palavras de ordem e falas de conscientização, que chamavam a atenção da população para a importância do respeito, da inclusão e da garantia de direitos das pessoas com deficiência.

A caminhada teve forte repercussão positiva na comunidade. Trabalhadores do comércio e empresários locais receberam com entusiasmo a mobilização, aplaudindo os participantes e demonstrando apoio à causa. O gesto reforçou o envolvimento social de Jequié em torno da pauta da inclusão.

A presidente da Feapaes-BA e superintendente da APAE de Jequié, Moana Meira, destacou a importância do ato:

“A caminhada da inclusão é um grito coletivo em defesa da dignidade e do respeito às pessoas com deficiência. Precisamos reafirmar diariamente que a deficiência não pode ser barreira para o acesso a direitos, oportunidades e espaços na sociedade. Quando a comunidade se une em torno dessa causa, damos um passo real rumo a uma cidade mais justa e inclusiva.”

Para a APAE de Jequié, a ação foi mais do que simbólica: representou um ato de união, respeito e conscientização, reafirmando que a deficiência não define a pessoa e que a oportunidade é o que transforma vidas.

Contador de Cliques


Deixe um comentário:



Captcha