×

APICULTURA SE TORNA FONTE DE RENDA PARA AGRICULTORES DO ASSENTAMENTO SÃO JUDAS TADEU

27/7 APICULTURA SE TORNA FONTE DE RENDA PARA AGRICULTORES DO ASSENTAMENTO SÃO JUDAS TADEU

O mel possui vitamina C e minerais como cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco, além de antioxidantes, faz vários benefícios para o corpo humano. Pode reduzir a pressão arterial, melhora os níveis do colesterol, auxilia nas defesas imunológicas, faz bem para a saúde gastrointestinal, alivia sintomas de resfriados.

20 (vinte) famílias agricultores e agricultoras da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do São Judas Tadeu, localizada na fazenda Santa Fé município de Jequié-Ba, participam do “Projeto Apicultura Orgânica”. As famílias agricultores e agricultoras comemoram o resultado que vêm sendo obtido com a apicultura. A atividade, que passou a ser mais uma fonte de renda familiar registraram nos primeiros meses de produção, 1.800 (mil e oitocentos) quilos de mel.

A Associação dos Pequenos Produtores Rurais do São Judas Tadeu implantou o programa através do projeto Bahia Produtiva, investimento do Governo do Estado.

O Bahia Produtiva é um projeto, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com financiamento do Banco Mundial.

O projeto teve inicio na gestão da ex. presidente da associação, Sr.ª Gildete Cotrim e dando continuidade com o atual presidente, Josué Junior.

Foi investido no projeto por meio do Bahia Produtiva, a aquisição de kits de apicultura com todos os equipamentos de produção e proteção necessários, como colmeias, melgueiras e indumentárias.

A comunidade passou a contar com assistência técnica do Assistente Comunitário de Apicultura (ACA), dando suporte e orientações, além de cursos oferecidos pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e por uma instituição de assistência técnica e extensão rural (Ater), contrata pela CAR. A casa do mel foi construída com recursos próprios da associação.

O projeto está sendo realizado em ambiente saudável, livre de agrotóxicos, poluição e desmatamento, preservando mais a caatinga regional, reflorestando as terras com plantas que produz flores para a produção das abelhas e reflorestamento das margens do Rio de Contas que cota toda a área onde funciona o projeto.

Para o presidente da Associação, Josué Junior, a nova atividade está fazendo com que muitos produtores e produtoras tenham renda para o sustento de suas famílias.

“A apicultura fez com que a maioria dos associados da associação escolhesse o projeto e, com grande empenho, estão dando o melhor de si, cuidando e povoando completamente a área e dos kits recebidos, garantindo colmeias fortes e produtivas e um incremento na renda que até hoje os produtores não tinham conseguido. A apicultura e a meliponicultura baiana se destacam no cenário nacional. A Bahia ocupa atualmente o 7º lugar na produção de mel no Brasil e 2º na região Nordeste. Para ampliar a atividade no estado, por meio do Bahia Produtiva, o governo estadual já investiu R$ 26,8 milhões nesse sistema produtivo. São mais de cinco mil famílias, de associações e cooperativas de 47 municípios, atendidas com o investimento”, disse Josué de Jesus Junior, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do São Judas Tadeu.

Contato para comprar mel: (73) 9 8866-0105 (falar com Cid).

Contador de Cliques


Deixe um comentário:



Captcha