×

Argentina segue forte recuperação e moeda valoriza 25% em relação ao dólar

27/4 Argentina segue forte recuperação e moeda valoriza 25% em relação ao dólar

A moeda argentina registrou uma valorização de 25% em relação ao dólar neste ano, desde a eleição de Javier Milei à presidência do país. Os dados foram obtidos a partir da taxa conhecida como blue-chip swap, amplamente utilizada por investidores e empresas. Essa valorização supera os ganhos observados em qualquer uma das 148 moedas monitoradas pelo site Bloomberg.

A valorização do peso argentino pode ser atribuída às medidas de controle de gastos públicos implementadas por Milei. O presidente busca conter a inflação, que atingiu uma taxa anual de quase 300% durante o governo anterior. Os cortes nos gastos públicos realizados equivalem a quase 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, segundo autoridades do Banco Central da Argentina. Estima-se que esse ajuste represente mais de 90% de todos os cortes realizados no mundo nas últimas décadas.

"Uma novidade na Argentina é que o líder não hesita em arcar com o custo político associado à austeridade", destacou Javier Casabal, chefe de pesquisa da AdCap Grupo Financiero em Buenos Aires. "Isso é incomum."

Como resultado da estabilidade da moeda argentina, o Banco Central tem conseguido intervir diariamente no mercado para adquirir dólares e aumentar as reservas internacionais. Essa situação contrasta com as políticas adotadas por muitos países, que atualmente buscam fortalecer suas moedas frente à valorização do dólar.

Contador de Cliques


Deixe um comentário:



Captcha