Bahia lidera abate de jumentos e espécie caminha para extinção no Brasil com 94% da população abatida
26/6

Nos últimos 30 anos, o Brasil testemunhou uma drástica redução de 94% em sua população de jumentos. Dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) revelam que, entre 2018 e 2024, 248 mil animais foram abatidos. E o que mais nos impacta aqui na Bahia é o centro dessa atividade, concentrando os três frigoríficos autorizados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) para o abate desses animais.
A principal demanda por esses abates vem da indústria chinesa de ejiao, um produto feito a partir do colágeno extraído da pele dos jumentos, valorizado na Ásia como suplemento para vitalidade. O impacto é devastador para o nosso rebanho. Em 1999, tínhamos 1,37 milhão de jumentos; hoje, em 2025, restam apenas cerca de 78 mil, segundo dados da FAO, IBGE e Agrostat. Isso significa que, a cada 100 jumentos que existiam há três décadas, hoje temos apenas 6. Esse cenário alarmante coloca o Brasil no caminho da extinção da espécie nos próximos anos, caso nenhuma medida efetiva seja tomada.. Atualmente, dois projetos de lei tramitam com o objetivo de proibir o abate de jumentos no país: o PL nº 2.387/2022, no Congresso Nacional, que já avançou na Câmara, e o PL nº 24.465/2022. É crucial que os nossos representantes deem atenção a essa pauta. “O jumento nordestino possui um perfil genético único, adaptado ao semiárido brasileiro. Sua extinção seria uma perda irreparável para nossa biodiversidade e para as comunidades rurais que dependem dele”, alerta Patricia Tatemoto, coordenadora da campanha da The Donkey Sanctuary no Brasil. Sobre os subprodutos comercializados, o agrônomo e doutor em economia aplicada pela USP, Roberto Arruda, defende a pesquisa em alternativas tecnológicas. “Já existem soluções viáveis, como a fermentação de precisão, que permite produzir colágeno em laboratório sem recorrer à exploração animal. É uma oportunidade para o Brasil liderar um modelo mais sustentável e ético”, complementa a Forbes Brasil.Deixe um comentário:
Notícias Católicas Condutor Fica Ferido Após Cair de Motocicleta na BA-130, em Jequié
Notícias Católicas Prefeitura de Manoel Vitorino confirma show histórico de Amado Batista no Festival do Umbu 2026
Notícias Católicas Ladrão tenta fugir pelo telhado e é capturado pela PM em Vitória da Conquista
Veja também
Notícias Católicas Fiscalização da Polícia Civil identifica irregularidades em funerárias no município de Lauro de Freitas
Notícias Católicas Polícia Rodoviária Estadual remove árvore e libera BA-130 após fortes chuvas em Itagi
Notícias Católicas Suspeito foge ao ver PM e abandona drogas e balança de precisão no Km 03
Notícias Católicas Homem é flagrado fazendo manobras perigosas e acaba preso com moto roubada na Barragem de Pedra
Notícias Católicas Prefeitura de Jequié apresenta Protocolo de Atenção Básica: Pré-natal, Parto e Puerpério
Notícias Católicas Câmara homenageia os 60 anos da Igreja Batista Betânia por iniciativa da vereadora Moana Meira
















