BAHIA: Mobilização contra a gripe continua nas salas de vacinação do estado
04/7

Unidades de saúde do SUS continuam campanha de vacinação contra a gripe em todo estado da Bahia. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina salva vidas e previne milhões de casos graves e óbitos pela infecção causada pelo vírus da influenza.
A mobilização dos municípios baianos pela Campanha de Vacinação Contra a Gripe já contabiliza mais de 2,1 milhões de doses aplicadas. Até o momento, 34% do grupo prioritário da ação – composto por quase 5,9 milhões de pessoas – receberam a dose da vacina no estado. Os dados são do painel de imunizações do Ministério da Saúde. A meta das autoridades de saúde é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários — como gestantes, idosos, crianças e povos indígenas. Mas, por conta da disponibilidade de doses, o Ministério autorizou, no começo de maio, a ampliação da imunização para todas as pessoas acima dos seis meses de idade. Segundo o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti, a medida busca garantir uma maior cobertura vacinal e, consequentemente, uma redução nas complicações e internações causadas pela gripe. “Então, se há disponibilidade da vacina e o vírus da influenza – da gripe – está circulando, nós devemos ampliar o acesso das pessoas para que elas se vacinem, diminuam seu risco de adoecimento de formas graves da doença e diminuam a circulação do vírus na comunidade." A coordenadora de imunizações da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, Doiane Lemos, fala sobre a estratégia de imunização para alcançar principalmente os grupos prioritários. “A gente tem que pensar na vacinação das crianças, dos idosos, dos portadores de doenças crônicas, vacinação em ponto de vacinação e ao mesmo tempo pensar em vacinação a domicílio. Tem a população privada de liberdade que a gente tem que fazer in loco. Trabalhadores da saúde nem sempre vão para os pontos de vacinação, então a gente precisa fazer a articulação junto com as instituições hospitalares principalmente. As forças armadas; então, são várias frentes que precisam ser realizadas para que a vacinação aconteça.” Segundo o painel do Ministério, na capital baiana, foram aplicadas mais de 274 mil doses. A cobertura vacinal do público prioritário está em quase 24%. Fonte: Brasil 61Deixe um comentário:
Notícias Católicas Homem morre após confronto com policiais da Rondesp no Residencial Cachoeirinha 2, em Jequié
Notícias Católicas Suspeito de matar filha de PMs com tiro no rosto é preso em Salvador
Notícias Católicas Bancos públicos entram em greve, privados não
Notícias Católicas Fachin retira pedido de Moraes contra Mendonça do inquérito das fake news
Notícias Católicas Nota Técnica orienta promotores sobre inconstitucionalidade de leis municipais que disciplinam tarifas de esgotamento sanitário
Notícias Católicas Endividamento dos consumidores em razão de apostas esportivas é tema de debate no último dia de congresso nacional do MP do Consumidor
















