barragem do cajueiro está abaixo do nível e queimadas preocupam
[caption id="attachment_6669" align="aligncenter" width="405" caption="Lago do barragem está a baixo no nível e as queimadas não param "]

O nível de água no lago da Barragem do Criciúma em Jequié está abaixo do normal, a situação preocupa os ribeirinhos que sobrevivem do hortifrutigranjeiro e principalmente a Embasa, pois o reservatório é responsável pelo abastecimento de boa parte da cidade de Jequié. A região do Cajueiro, onde está localizada a Barragem do Criciúma, sofre com o desmatamento e queimadas. Na sexta feira (16) a redação do BJM flagrou um grande incêndio em uma das fazendas que margeiam o lago, a fumaça deixou a visibilidade reduzida para os motoristas que trafegavam na BR 330 e o fogo se espalhou com rapidez. Um funcionário da referida fazenda disse que tomou o cuidado de fazer o aceiro, uma roçagem de 4 metros ao longo da divisa para impede a passagem do fogo para as matas e fazendas vizinhas. Mesmo assim não garante total segurança.
Para garantir o abastecimento de água em toda a cidade, a Embasa opera também com a adutora do Lago da Barragem da Pedra, que por sinal está a baixo de sua capacidade. A Embasa orienta a população a economizar água, evitar lavar calçadas, veículos, verificar as torneiras e possíveis vazamentos na rede domiciliar e nos tanques de cimento; controlar o tempo gasto no chuveiro e outros desperdícios.