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Brasil precisa reduzir carga tributária para diminuir o preço da gasolina, afirma especialista

18/10 Brasil precisa reduzir carga tributária para diminuir o preço da gasolina, afirma especialista

A gasolina no Brasil já chegou a atingir patamares superiores que o preço praticado no exterior. Na opinião do economista Hugo Barbe, o custo do refino e da logística do combustível é muito alto no país. Ele explica que a gasolina acaba ficando mais cara no país do que no exterior, em alguns momentos, porque grande parte do preço final da gasolina são impostos. “O Brasil ainda é um país muito caro — e precisa reduzir carga tributária e os custos de armazenamento do combustível e do transporte, para que a gasolina fique mais barata para a população em geral”, avalia.

Segundo a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), apesar de a gasolina nacional estar, hoje, R$0,03/litro mais barata, a situação ainda pode mudar, pois o mercado internacional está muito volátil e sensível aos movimentos geopolíticos. Conforme a Abicom, os preços médios da gasolina operam na paridade ou com diferenciais negativos, a depender do polo analisado. O mercado internacional e o câmbio pressionam os preços domésticos. PPI acumula redução de R$0,42/L, desde o último reajuste nos preços da Petrobras.

O professor do departamento de ciências contábeis da Universidade de Brasília, Jamar Rodrigues, lembra que conforme a política tributária dos governos, o preço da gasolina pode ser influenciado negativamente ou positivamente. 

“Quando o governo injeta incentivos, como redução de tributos federais, congelamento de base de cálculos de ICMS, isso gera um valor de venda menor no nosso país do que em mercados internacionais. Ou seja, finaliza, o valor volta a patamares iguais ou superiores — o que pode gerar preços maiores de venda no consumidor aqui no nosso país, quando comparado fora de nosso país”, destaca. 

Fonte: Brasil 61

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