Cachoeira de Paulo Afonso volta a ficar visível e aquece turismo na região do São Francisco
19/1

A cachoeira de Paulo Afonso, no semiárido baiano, ganhou a atual denominação no século 18. Ela é formada por um conjunto de quedas d’água que podem alcançar 80 metros de altura, na zona turística Lagos e Ca?nions do Rio Sa?o Francisco.
Com a chegada na região da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), em meados do século 20, para utilizar o potencial do rio na geração de energia, a cachoeira passou a ficar visível de acordo com o funcionamento das comportas das usinas da empresa. Agora, após 12 anos, a cachoeira de Paulo Afonso pode ser admirada novamente por moradores da região e turistas. Isso foi possível por causa da cheia na bacia hidrográfica, que provocou a abertura das comportas e, consequentemente, o ressurgimento das quedas d’água. “Esse era um momento muito esperado no município. Estamos realizando o sonho de ver as águas correndo de novo. Temos o renascimento de um cartão-postal emblemático, que foi visitado pelo imperador Dom Pedro II e inspirou versos do poeta Castro Alves “, relata o secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Paulo Afonso, Nino Rangel. Com a volta da atração turística, a visitação ao Parque da Chesf foi ampliada, em parceria com a prefeitura, seguindo protocolos sanitários e reforço nas medidas de segurança contra acidentes. As informações sobre o passeio estão disponíveis nos sites da Chesf e da Prefeitura de Paulo Afonso. “Que alegria ter a volta do espetáculo das águas em Paulo Afonso, durante o verão. O Governo do Estado está em contato com a prefeitura e a Chesf, para a realização de ações conjuntas que fortaleçam esse segmento turístico na região do São Francisco”, comemorou o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar. Fonte: Ascom/SeturDeixe um comentário:
Notícias Católicas Ex-vereador de Sebastião Laranjeiras é condenado por homicídio a mais de 20 anos de prisão
Notícias Católicas Câmara aprova indicação de Gutinha para revitalização da Praça Vicente Grilo
Notícias Católicas André do Sintracal reivindica criação da Creche Junina 24 Horas para trabalhadores do São João
Notícias Católicas Bui Bulhões requer instalação de banheiros móveis nas feiras do Joaquim Romão e Jequiezinho
Notícias Católicas Prefeitura de Jequié intensifica manutenção do Rio Jequiezinho e canal pluvial do bairro Espírito Santo
Notícias Católicas Polícia Civil prende suspeito de homicídio durante Operação Cronos em Manoel Vitorino














