CAFÉ COM LETRAS NORDESTINA” VALORIZA IDENTIDADE CULTURAL, PROTAGONISMO ESTUDANTIL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CERTIFICADAS NO CONJUNTO PENAL DE JEQUIÉ
29/6

Jequié (BA) No dia 17 de junho de 2025, a Escola Estadual Anexa do Conjunto Penal de Jequié celebrou a culminância do projeto Café com Letras Nordestina, uma proposta pedagógica que integra os Projetos Estruturantes da Rede Estadual de Ensino da Bahia, no âmbito da modalidade TAL – Tempos de Aprender e Letrar, voltada à Educação de Jovens e Adultos (EJA) em contexto de privação de liberdade.
Desenvolvido ao longo do primeiro semestre letivo, o projeto teve como eixo temático o café símbolo de afeto, memória e identidade e articulou leitura, produção textual, artes visuais e oralidade, com o objetivo de promover o reconhecimento da cultura nordestina, a valorização da poesia popular e o protagonismo dos educandos em situação de reclusão. Idealizada e conduzida pelos professores de Língua Portuguesa da unidade escolar, com envolvimento efetivo da equipe pedagógica, a ação contou com apoio irrestrito da Direção do Conjunto Penal, representada pelo Diretor Abraãos Menezes e pelo Diretor Adjunto Gilson Ferreira. A gestão institucional foi decisiva para o êxito da proposta, assegurando infraestrutura adequada, recursos materiais, incentivo contínuo aos participantes e, sobretudo, o reconhecimento formal da importância da educação no processo de reinserção social. Entre as atividades realizadas, destacaram-se oficinas de pintura em tecido, produção textual poética e poesia visual, conduzidas com metodologia participativa, sensível e centrada nos saberes prévios dos alunos. As oficinas resultaram na elaboração de peças autorais como poemas ilustrados, cordéis, xilogravuras e frases criativas que compuseram a exposição final do projeto, transformando os corredores escolares em espaços de arte, leitura e memória. Todos os estudantes que participaram das oficinas receberam certificação formal, conferida pela unidade escolar, como reconhecimento pelo esforço, engajamento e aprendizagem desenvolvidos ao longo do processo. A culminância foi marcada por um ambiente esteticamente preparado para valorizar as produções dos estudantes. Além da mostra expositiva, os próprios educandos protagonizaram recitais de poesia, apresentações orais, depoimentos reflexivos e momentos de socialização simbólica em torno do café, que serviu não apenas como tema, mas como elo afetivo entre as experiências de vida e os conteúdos escolares trabalhados. A proposta pedagógica dialoga diretamente com os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sobretudo no que se refere à formação integral, à valorização do repertório cultural, ao estímulo à autoria e ao fortalecimento da sensibilidade estética. Ao mesmo tempo, insere-se no escopo das políticas públicas voltadas à educação prisional como ferramenta efetiva de cidadania, inclusão e dignidade. O êxito do projeto reafirma a potência da educação como prática transformadora, mesmo em contextos de vulnerabilidade extrema. O compromisso coletivo entre educadores, estudantes e equipe gestora do Conjunto Penal de Jequié revelou que, com sensibilidade, apoio institucional e intencionalidade pedagógica, é possível promover o acesso ao conhecimento, o despertar criativo e a reconstrução identitária de pessoas privadas de liberdade. A Direção do Conjunto Penal, ao abraçar e fomentar o projeto como parte de sua política de ressocialização, reafirma o papel da escola como espaço de vida, cultura e reconstrução de sentidos, demonstrando que a educação não apenas resiste, mas floresce mesmo atrás das grades.Deixe um comentário:
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