Café: com cotações recordes; previsão é de mais aumentos em 2025
10/2
Segundo dados do indicador do café arábica feitos pelo Cepea, em janeiro, o grão avançou no maior patamar da série histórica desde 1997. Nesta sexta-feira (7) a saca de 60 quilos do grão é cotada a R$ 2.666. Só nos primeiros dias de fevereiro, o café arábica já acumula alta de 6,30%.
Uma das altas que mais pesou na inflação da cesta básica em 2024 continuará onerando em 2025. A previsão para este ano é que o preço do café suba entre 20% e 25% nos próximos meses, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic). O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP (Cepea) confirma que este promete ser, mais uma vez, um ano desafiador para a cafeicultura nacional e mundial. Os preços se mantêm altos para atender à demanda global pelo grão. Se por aqui os preços já bateram recordes, no exterior não é diferente. Segundo o Cepea, a elevação na cotação ocorre porque não haverá aumento na produção, os estoques do grão estão apertados e a demanda mundial segue alta. O economista Cesar Bergo detalha. “O que acontece é que temos a produção mundial do café prejudicada em função das questões climáticas, sobretudo a produção asiática e também na América do Sul. Isso acabou fazendo com que o preço do café em 2024 dobrasse no mercado internacional.” Apesar de o Brasil ser o maior produtor do grão do mundo, a exportação não é tão significativa por conta do consumo interno muito elevado, explica o especialista. No curto prazo, o preço pode de fato aumentar, explica Bergo, porque os produtores tendem a segurar o estoque. “Temos uma demanda elevada para pouca oferta, o que faz o preço subir”, analisa. Mas com a melhora no clima, prevista para este ano depois do primeiro trimestre, a tendência é que os preços voltem a se equilibrar, avalia Cesar Bergo. Fonte: Brasil 61Deixe um comentário:
Notícias Católicas Carro com 4 ocupantes colidiu em um posto no trevo do polidutoNotícias Católicas Operação Ludum Forte é deflagrada para combater jogos de azarNotícias Católicas Caminhoneiro é mantido refém após ter o veículo tomado de assalto em Pé de SerraNotícias Católicas Prefeitura de Jequié garante circula de ônibus coletivo após encerramento das atividades da COOBMANotícias Católicas Prefeitura de Manoel Vitorino segue com semana de prevenção à gravidez na adolescênciaNotícias Católicas Deputado Hassan defende implantação de novo polo industrial para acelerar desenvolvimento de Jequié e região