casos de dengue aumentou 250% na região de jequié
[caption id="attachment_9312" align="aligncenter" width="448" caption="Hospital Prado Valadares sofre com a superlotação "][/caption]
O número de pacientes atendidos pelo Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) com suspeita de Dengue se mantém com 74 casos na Semana Epidemiológica (SE) nº 12.
Comparando com dados dos últimos quatro anos a projeção geométrica dos casos é ainda maior, atingindo 250% acima da média. Na SE nº 11 foram notificados 85 casos pelo HGPV, dos quais 96% foram de residentes em Jequié, e 4% de outros municípios (Lajedo do Tabocal, Aurelino Leal e Manoel Vitorino) um caso de cada município. Já na SE nº 12 foram notificados 74 casos dos quais 89% são de residentes em Jequié e 11% de outros municípios, Jaguaquara, Boa Nova e Lajedo do Tabocal com dois casos cada, Manoel Vitorino e Iramaia um caso cada.
De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HGPV, das duas últimas semanas epidemiológicas, 74% dos pacientes residentes em Jequié com suspeita de Dengue foram atendidos e notificados pelo Prado Valadares, este dado demonstra que os pacientes com suspeita de dengue estão procurando diretamente a porta da Emergência Geral do HGPV, contribuindo para a superlotação do Serviço com atendimentos ambulatoriais. Informamos à população de Jequié que a porta de entrada no Sistema de Saúde é através das Unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e Unidades Básicas de Saúde dos Bairros (Centros de Saúde), onde o atendimento deve ser procurado como primeira opção de atendimento, de onde o paciente será encaminhado para outro serviço, caso haja necessidade, mediante Ficha de Referência. De acordo informação da Secretaria Municipal de Saúde de Jequié todas as Unidades contam com atendimento médico diariamente.