×

chesf vai diminuir vazão da barragem da pedra por causa da seca

26/10

[caption id="attachment_1154" align="aligncenter" width="640" caption="Imagem ilustrativa da Barragem da Pedra "][/caption]

 

A Chesf, com sede em Recife, enviou documento encaminhado ao INEMA (Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia), informando sobre a redução temporária da defluência (é o nome dado aos rios menores que se separam de rios principais em bifurcações, sendo um fenômeno contrário e muito mais raro que a afluência) mínima do Reservatório da Barragem da Pedra, a partir do dia 5 de novembro de 2012. O comunicado, assinado pelo Superintendente de Operação e Contratos de Transmissão de Energia, João Henrique de Araújo Franklin Neto, atribui a medida “à sua condição atual de armazenamento e a possibilidade de manutenção da condição de baixa hidraulicidade na Bacia do Rio de Contas”. Afirma ainda que a redução temporária será de forma gradativa.

Diz a nota: “A partir do dia 05/11/12 a defluência do Reservatório da Pedra passará dos atuais 6 m3/s praticados, para 5 m3/s, devendo manter-se neste patamar até que o INEMA realize avaliação dos impactos da prática dessa vazão para os usos situados a jusante do citado reservatório e sinalize positivamente para a Chesf a redução da defluência para o patamar de 4 m3/s”. E acrescenta: “Por oportuno, comunicamos que a qualquer momento, o INEMA poderá informar à Chesf a necessidade de retorno das condições anteriores de defluência, caso este Instituto constate que a prática de vazões inferiores e restrição mínima (6 m3/s) está acarretando impactos no atendimento dos usuários jusante do Reservatório da Pedra.

 

 

Contador de Cliques


Deixe um comentário:



Captcha