×

Coluna Alan S. Santos – RESPONSABILIDADE SOCIAL

18/7

Hoje pela manhã fui positivamente surpreendido com a visita de um vizinho. Seu Zeca, aposentado, com dificuldades para andar por sua luta diária com problemas na coluna, saiu visitando casas da vizinhança em busca de possíveis focos da dengue. Ele, que nunca trabalhou em um órgão de saúde, tem entre seus costumes a preocupação com o bem-estar da sociedade. E não demora para encontrar vasilhas com águas acumuladas após estes dias de chuvas.

Assim como Zeca, temos visto frequentemente em nossa cidade pessoas que assumem uma responsabilidade social que beneficia toda a sociedade. Pessoas que consertam buracos na própria rua, outras consertam estradas nas zonas rurais, outras limpam terrenos baldios ou pagam para limpar. Acabou aquele tempo em que esperávamos dos órgãos públicos uma solução para todos problemas sociais. Estamos descobrindo que desse jeito quem espera nunca alcança. Finalmente algumas pessoas já estão colocando a mão na massa.

Descobrimos também que reuniões, assembleias e muito lero-lero estão nos levando ao nada. Isto é todo esforço que a política da nossa cidade tem feito: Conversas, reuniões, assembleias, propagandas e só. As creches estão abandonadas. Os centros de recuperação para viciados esquecidos. O esporte da cidade arruinado. Tudo na cidade está arrebentado, sujo, mendigando.

O que vemos é muita gente se auto candidatando na busca de um status de “Prefeito da Cidade”, e sequer entendem que administração pública precisa de alguém com habilidade administrativa e financeira. Pensam que é só colocar as mãos no dinheiro do povo e fazer mágica.

Jequié precisa de alguém que tenha liderança e responsabilidade. Tem que saber trabalhar em parceria com o povo, tem que saber aproveitar a ociosidade e disposição dos aposentados. Tem que saber converter a energia da juventude em boas ações para a cidade. Tem que saber ouvir os mais experientes. E quanta gente cheia de boas ideias tem sido esquecida, negligenciada.

Ah, minha Jequié! Você é tão linda e está tão maltratada. Mas dias melhores virão...

Contador de Cliques


Deixe um comentário:



Captcha