×

Coluna do Sardinha: saúde em Jequié pede socorro

06/5 Coluna do Sardinha: saúde em Jequié pede socorro

Na última sexta feira a mãe do titular deste espaço (uma senhora de 74 anos) foi atendida no Hospital Prado Valadares ( e muito bem atendida diga-se de passagem), sentindo fortes dores de cabeça, foi medicada e liberada tendo o médico que o atendeu entregue a acompanhante uma requisição para que no inicio da semana ela procurasse um cardiologista.

Desde as primeiras horas desta segunda feira (5) que familiares da senhora correram consultórios e clinica isto depois de terem procurado o Ceraje e também a Secretaria Municipal de Saúde em busca de um visto na requisição para o atendimento médico que teria que ser de urgência em decorrência do estado de saúde da senhora, só que no primeiro órgão foram orientados a procurar o segundo já que lá eles poderiam fazer o encaminhamento da senhora através do PFD (Programa Fora Domicilio) uma vez que o município não vem liberando requisições para a já citada especialidade médica. Até para pagar uma consulta está difícil encontrar um cardiologista na cidade, ou estão sem vagas ou os profissionais desta área estão fora da cidade.

Ao chegar à Secretaria Municipal de Saúde, familiares ouviram que eles só encaminhavam alguém para fora da cidade se na cidade não tivesse médico e nada poderiam fazer pela senhora a não ser que “eles procurassem lá em cima” este termo referindo-se a procurar a Prefeitura ou então um bilhetinho de algum político para que houvesse um comprometimento político uma vez que estamos às vésperas das eleições para vários cargos no País.

É muito vergonhoso e de lastimar que a cidade esteja passando por uma situação como esta na saúde, sei que muitas pessoas vão comentar dizendo: mas a situação está assim não é apenas na saúde, e eu bem sei disto uma vez que também aqui resido e voto há muitos anos.

Só que com saúde não se brinca e infelizmente no Brasil já de há muito tempo os governantes brincam de oferecer a mesma ao povo e nós como “carneirinhos” aceitamos tudo e quando chega período de eleição lá vamos para as urnas nos iludir com este ou aquele político que todo bonzinho nos procura em sua em sua pele de lobo revestido de carneiro, depois que conseguem o seu intento simplesmente nos “apunhalam” pelas costas.

Hoje me sinto um dos mais de cinqüenta mil eleitores responsáveis pela situação que está o o nosso município por que também ajudei a eleger estes que estão ai no poder e nada fazem para mudar um quadro que vem sendo desenhado há mais de doze anos e não me venham dizer que a situação está de pouco tempo por que sabemos que não é verdade, cada ano que passa só piora, em quem acreditamos mudar todo quadro deixou que ele piorasse muito mais do que estava.

As vezes chego a me perguntar por andam aqueles deputados que nos representaram no passado pois se eles nada fizeram pelo povo e pela cidade pelo menos ainda tinham comprometimento com algumas áreas e já tivemos dias melhores na saúde principalmente. E hoje, onde estão os que se dizem representante do povo na Assembléia Legislativa do Estado e Câmara Federal? Serpa que temos mesmo algum? Ou só vão aparecer a partir do próximo mês dando tapinhas nas costas do povo em busca mais uma vez do voto? O povo não precisa ir pra rua quebrar nada e nem tocar “terror” basta dá o retorno a este povo nas eleições não indo ninguém as urnas, só que infelizmente eles chagam com caminhão de dinheiro (ai a grana aparece) distribuindo para aqueles que se deixam comprar por pouco e depois ficam anos sofrendo com esta situação. É lamentável que um País onde foram gastos bilhões de reais na construção de estádios hoje chamados de arenas (parece que ali teremos não partidas de futebol e sim pessoas lutando para ver que no final vai sair vivo do embate) e a saúde, educação, segurança e saneamento básico ficam para último plano.

As arenas construídas e a Copa terão padrão FIFA e o povo que se exploda nas filas dos hospitais e morram nelas por que o dinheiro já escorreu pelo ralo.

Será que deputados (federal, estadual), senadores, governadores, prefeitos e vereadores utilizam o SUS? Claro que não, pois quando sentem uma dor de barriga tem seus belos planos de saúde e ainda por com o dinheiro nosso pagam os melhores médicos e hospitais.

Nenhum deles usa a saúde pública por isto não estão nem ai para o que acontece aqui fora com a maior parte da população brasileira.

País de terceiro mundo nunca chegará a segundo. Mas ainda batemos no peito e nos vangloriamos de ser o país do futebol. Que bom, o povo come, veste e sua saúde é futebol.

Mas voltando a nossa cidade tupiniquim a SAÚDE PEDE SOCORRO urgente, há sim antes de encerrar lembrei que a cidade tem um deputado federal que é médico e a prefeita também é médica, mas a saúde como dizia certo humorista “Ó”.

Contador de Cliques


Deixe um comentário:



Captcha