×

Com apoio da Prefeitura de Jequié, IX Felisquié tem início celebrando as relações culturais entre italianos e baianos

23/10 Com apoio da Prefeitura de Jequié, IX Felisquié tem início celebrando as relações culturais entre italianos e baianos

Teve início nesta terça-feira, 21, no Teatro Eunice Paiva do Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito, a IX edição da Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié, a Felisquié, que este ano traz como tema central “As relações culturais entre italianos e baianos”. O evento é uma realização da Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, com patrocínio do Governo Federal, através da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), e apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria Estadual de Turismo (SETUR), da Secretaria Estadual de Educação (SEC) e do Instituto Anísio Teixeira (IAT), além da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), do Centro Universitário de Excelência (UNEX), do Serviço Social do Comércio (SESC) e da Bahia Gás.

Na cerimônia de abertura, o evento contou com a presença do prefeito de Jequié, Zé Cocá; do vice-prefeito, Flávio Santana, Flavinho; da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Miranda Brandão Santana; do secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton; demais secretários municipais; do cantor e compositor Tonho Matéria; além de representantes de tradicionais famílias italianas, palestrantes, professores, estudantes e entusiastas da cultura.

Com programação até esta quinta-feira, 23, a Felisquié ocupa importantes espaços culturais de Jequié, como o Teatro Eunice Paiva, no Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito, a Praça Rui Barbosa, a Casa da Cultura Pacífico Ribeiro e o Cine São José. Na abertura, a escritora italiana Antonella Rita Roscilli destacou o legado de Sante Scaldaferri e Zélia Gattai em duas conferências. A antropóloga e fotógrafa Patrizia Giancotti trouxe palestras que exploram os laços culturais entre a Itália e o Brasil, com ênfase nas conexões simbólicas com a Bahia. O editor Nicola Bergamaschi abordou os desafios da tradução e da difusão da literatura brasileira no exterior. Também participam do evento os escritores brasileiros Décio Torres e Regina Luz, ampliando o intercâmbio cultural entre os dois países.

Já às 19h o cenário do evento foi a Praça Rui Barbosa, onde se apresentaram os cantores e compositores, Rosy Banda e Tonho Matéria, celebrando o tema desenvolvido pela Felisquié 2025. Como parte da grade desta edição a Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié conta, ainda, com o Cine Felisquié, oficinas artísticas infantis da Felisquiezinha, atividades promovidas pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), feira de livros e apresentações musicais de Paulinho Jequié e Larissa Luz.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton, a realização da IX Felisquié reafirma o compromisso do município com a valorização da cultura em suas múltiplas expressões.

Contador de Cliques


Deixe um comentário:



Captcha