Deputado Hassan comemora aprovação da PEC 66, vital para a sustentabilidade dos municípios
17/7

O deputado municipalista Hassan (PP) comemorou a aprovação da PEC 66/2023 em votação realizada na noite desta terça-feira (15) no plenário da Câmara dos Deputados, consagrando essa grande vitória do municipalismo”. Em maio deste ano, o parlamentar participou na capital federal da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, defendendo a aprovação desta emenda. “Essa Proposta de Emenda Constitucional é fundamental para a saúde financeira e sustentabilidade dos municípios baianos e brasileiros”, disse Hassan, lembrando que “nossa ida a Brasília teve como objetivo principal sensibilizar os deputados federais para que a Câmara acelerasse a tramitação desta PEC, o que realmente aconteceu”.
A PEC 66 prevê o refis da dívida previdenciária e define novos limites para pagamento de precatórios. O parlamentar entende que a aprovação desta PEC “era pauta prioritária para o movimento municipalista em função dos bloqueios no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o impedimento de firmar convênios”. A emenda aprovada estica os prazos para as prefeituras parcelarem suas dívidas com a Previdência em até 300 meses (25 anos), com limitador de 1% de comprometimento da Receita Corrente Líquida, propõe um novo regime para pagamento de precatórios municipais atrasados e amplia a desvinculação de receitas municipais até 2032, garantindo maior segurança financeira e orçamentária aos municípios na quitação de dívidas judiciais. O parlamentar destacou que a União dos Municípios da Bahia (UPB) teve importante papel na luta para acelerar a aprovação da PEC 66. “É importante ressaltar a mobilização das prefeitas e prefeitos baianos, que sempre fazem a diferença em defesa das pautas municipalistas. Parabenizo o presidente da UPB, Wilson Cardoso, e toda diretoria da instituição por mais uma vitória do municipalismo”. Agora, aprovada na Câmara, a proposta seguiu para análise no Senado Federal. Caso o texto seja mantido sem alterações, será promulgado como Emenda Constitucional. A expectativa é de que a votação no Senado ocorra ainda nesta quarta-feira (16).Deixe um comentário:
Notícias Católicas GCM de Jequié conduz suspeito à delegacia após apreensão de drogas no CEAVIG
Notícias Católicas Acidente com motocicleta deixa uma vítima fatal na BR-116, em Manoel Vitorino
Notícias Católicas Dois homens são presos por tráfico de drogas e porte ilegal de arma em Ibicuí
Notícias Católicas Polícia Militar recupera motocicleta com restrição de roubo em Jequié
Notícias Católicas Com grande público, Prefeitura de Jequié promove XV Encontro Regional de Ternos de Reis e homenageia patrimônios culturais do município
Notícias Católicas 67 vagas de empregos para Jequié
















