Deputado representa a Alba no Encontro Anual das Comissões de Soluções Fundiária
10/6

Representando a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado municipalista Hassan (PP), terceiro vice-presidente do legislativo baiano, participou na manhã desta segunda-feira (9) da solenidade de abertura do Encontro Anual das Comissões de Soluções Fundiárias, edição itinerante Salvador Bahia, promovido pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pela primeira vez fora de Brasília. Previsto na Resolução CNJ nº 510/2023, o encontro reúne, anualmente, a comissão nacional e as comissões regionais, para o intercâmbio de informações e conhecimento entre tribunais sobre experiências de conciliação nos casos de conflitos fundiários.
O deputado Hassan destacou a importância do debate, e lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou não se adotar qualquer medida judicial diante de conflitos fundiários antes de compreender as reais dimensões da disputa com a realização da visita técnica ao local e a utilização de métodos consensuais de solução de conflitos. Publicada em 26 de junho de 2023, a Resolução 510 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) representa uma nova postura do Judiciário na mediação e solução de conflitos, estabelecendo protocolos para o tratamento das ações que envolvam despejos ou reintegrações de posse em imóveis de moradia coletiva ou de área produtiva de populações vulneráveis. Ele destacou que as ocupações em áreas urbanas e rurais e as ações desenvolvidas em territórios quilombolas e terras indígenas são desafios constantes, que muitas vezes resultam em violência e até mortes. O deputado considerou importante o debate sobre a Resolução CNJ nº 510/2023, que estabeleceu novas diretrizes para a mediação de conflitos fundiários coletivos, priorizando soluções pacíficas e respeitosas aos direitos humanos. “Solucionar essas questões respeitando os direitos fundamentais é ação de suma relevância”, disse ele, colocando o legislativo baiano à disposição para interagir com a Comissão Regional de Soluções Fundiárias do TJ-BA. O parlamentar elogiou a presidente do TJ-BA, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, o conselheiro José Rotondano, Coordenador da Comissão Nacional de Soluções Fundiárias, e o desembargador Cláudio Cesare, coordenador da Comissão Regional de Soluções Fundiárias do TJ-BA “por aprofundar a busca de soluções alternativas para as questões fundiárias, a partir de um tratamento centrado no respeito aos direitos fundamentais, evitando a simples remoção forçada”. O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF),?ministro Edson Fachin, reconhecido como uma das maiores autoridades no tema, proferiu a palestra magna de abertura do encontro anual. A programação inclui oficina em mediação de conflitos fundiários coletivos, com a execução de casos simulados, sob a coordenação da Escola de Direito de Harvard (EUA).Deixe um comentário:
Notícias Católicas GCM de Jequié conduz suspeito à delegacia após apreensão de drogas no CEAVIG
Notícias Católicas Acidente com motocicleta deixa uma vítima fatal na BR-116, em Manoel Vitorino
Notícias Católicas Dois homens são presos por tráfico de drogas e porte ilegal de arma em Ibicuí
Notícias Católicas Polícia Militar recupera motocicleta com restrição de roubo em Jequié
Notícias Católicas Com grande público, Prefeitura de Jequié promove XV Encontro Regional de Ternos de Reis e homenageia patrimônios culturais do município
Notícias Católicas 67 vagas de empregos para Jequié
















