Direita de Jequié pode eleger dois vereadores
20/8


Após definição do cenário da disputa para a Câmara de Vereadores de Jequié, integrantes da Direita e analistas políticos dão como certa a vitória de, pelo menos, dois candidatos do segmento no pleito eleitoral iniciado hoje, 16 de agosto.
Embora o principal nome do bolsonarismo na cidade, James Meira, não seja candidato em 2024, os aliados do presidente Bolsonaro mantêm forte presença na cena política local e acreditam no potencial ideológico para atrair eleitores.
Até recentemente, James Meira, representante de João Roma e da deputada federal Roberta Roma, apresentava Dr. Rodrigo Oliveira como principal nome apoiado por ele. No entanto, com o declínio do advogado patriota, a Direita Jovem, liderada por Lucas Souza, bolsonarista e organizador de grandes manifestações da Direita em Jequié, ao lado da patriota Jack Lomanto, buscou o apoio de Meira à candidatura de Wendel de Miranda para a Câmara Municipal, o que foi confirmado por vídeo publicado no Instagram na véspera do início da campanha eleitoral, neste dia 15 de agosto.
Com o novo aliado, Wendel de Miranda, que vota com Bolsonaro desde 2022 e disputa pelo PDT, dá um passo à diante, consolidando-se como uma das principais candidaturas da Direita na Cidade Sol. Além do que passa a contar também com o apoio de Valéria Meira, mulher de James, que tem uma grande contribuição eleitoral nas campanhas do marido.
Apesar disso, Meira tem deixado claro que está à disposição de todos os candidatos que o tenham apoiado e queiram, agora, o seu apoio. As candidatas Vanuza Alves e Acácia Nascimento, ambas do PL, são um exemplo disso. Elas mantêm contato constante com o líder bolsonarista, que as vê com muito potencial.
Aqui entra em cena o segundo grupo da Direita jequieense com chances de conquistar uma cadeira na Câmara. O PL, partido de Bolsonaro, vem com chapa completa, com 20 candidatos, após a decisão de então filiados do PMB migrarem para a legenda no último dia da janela partidária, em 6 de abril. Nesta conjuntura, o partido conta com nomes como o do Cb Joelson, da Polícia Militar, e de Urbano Meira. Eles representam, respectivamente, os votos do Cap. Alden e de Alexandre Aleluia para o cargo de deputado federal em 2022.
César Valverde, que foi candidato a vice-prefeito na chapa de Meira em 2020, é também um nome bem cotado. Além deles, a legenda conta com algumas figuras já conhecidas, como Adauto Mendes, Arlécio Araújo e Alexandre Vaz. Este último, num gesto de grandeza, deixou a presidência do PMB para se unir ao PL, permitindo, assim, que a sigla fechasse o número máximo de candidaturas para a vereança.
Não se pode esquecer também do Republicanos, partido que conta com a presença dos candidatos Soldado Gilvan, apoiador de Bolsoanaro e de João Roma, Ronifran Nery, Velton Amparo e Ivo Leandro, que se destacou na campanha de 2020 ao lado de James Meira. Ainda somam-se neste cálculo candidatos filiados a outros partidos, como Uelton Pereira e Nilton Segundo, pelo Solidariedade, e Neto Menezes, pelo PSDB. Uelton foi o candidato a vereador de melhor votação pela Direita em 2020 e Neto é herdeiro político do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Josué Menezes.
A Direita, com os seus vários grupos, tem mantido nos últimos três pleitos votação na casa dos 30% do eleitorado de Jequié. Em 2018, Bolsonaro obteve 27 mil votos, mesmo número de James Meira dois anos depois, em 2020. Já em 2022, o presidente patriota ultrapassou 30 mil votos.
São esses números que orientam a análise dos especialistas políticos e mantêm acesa a esperança da eleição de, pelo menos, dois vereadores bolsonaristas para a próxima legislatura, nada impedindo que a Direita supere expectativas e alcance mais cadeiras na Câmara Municipal da Cidade Sol.
Deixe um comentário:
Notícias Católicas GASTRONOMIA, DIVERSÃO E CINEMA É NA SÃO JOSÉ VILA GOURMET!
Notícias Católicas Distribuidora crava data de estreia de Dark Horse em 650 salas de cinemas no Brasil
Notícias Católicas Deputado Patrick Lopes convida população para participar do PGP do Médio Rio de Contas nesta quinta-feira
Veja também
Notícias Católicas Prefeitura de Lafaiete Coutinho abre inscrições para Programa Municipal de Estágio
Notícias Católicas Ipiaú: Homem que morreu em confronto com a PM era investigado por homicídio de vaqueiro
Notícias Católicas Caso do chinês morto em Jequié será julgado nesta quinta-feira com intérprete de mandarim no Fórum Bertino Passos
Notícias Católicas Leur Lomanto Jr. conduz aprovação de PEC que reduz teto do IPVA na CCJ
Notícias Católicas Cozinha Comunitária inicia atendimento para famílias em situação de vulnerabilidade
Notícias Católicas PF: Empresa sancionada pelos EUA por elo com PCC operava esquema para chineses














