×

Diretor do HGPV apresenta experiências bem sucedidas durante evento em Recife

29/10 Diretor do HGPV apresenta experiências bem sucedidas durante evento em Recife

Ferramenta fundamental para garantir maior eficiência na aplicação e no consumo de recursos dos serviços públicos de saúde, a gestão de custos no Sistema Único de Saúde (SUS) vai ser tema do Workshop Economia da Saúde – Sistema de Apuração de Custos, que será realizado nesta quinta-feira (23/10), no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O evento, que será aberto pela secretária executiva de Coordenação Geral da SES, Ana Cláudia Callou, e pela secretária executiva de Atenção à Saúde, Ivette Buril, terá início às 8h30, e contará com a presença de representantes dos Núcleos de Economia da Saúde Hospitalar das seis grandes emergências do Estado, dos hospitais regionais que estão em processo de implantação dos próprios núcleos, do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PE) e de acadêmicos dos departamentos de Economia da Saúde e Saúde Coletiva da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade de Pernambuco (UPE).

“Será um momento ímpar para discutir as experiências da implantação da gestão de custos nos hospitais, pois receberemos profissionais que já contam com essa ferramenta. Vamos poder conhecer os sistemas utilizados e os resultados encontrados. Será uma troca de experiência muito valiosa para nós, que nos encontramos no momento de implantação desse processo”, explica a secretária de Coordenação Geral, Ana Callou.

Entre os palestrantes, está a coordenadora do Núcleo de Economia da Saúde da Secretaria de Saúde da Bahia, Martha Carvalho; o diretor do Hospital Regional Luiz Viana Filho Julio Gusmám; o diretor do Hospital Geral Prado Valadares, Gilmar Barros Vasconcelos, o diretor administrativo do Hospital Regional de Juazeiro, Rodrigo Cabral e a assistente de finanças do Hospital Dom Malan, em Petrolina, Kelly Cristiane de Carvalho.

Em Pernambuco, desde 2009, a SES trabalha na implantação dessa ferramenta de gestão, com a aquisição de um Sistema de Gestão Hospitalar, que conta com um módulo de gestão de custos. Já em 2011, firmou convênio com o Ministério da Saúde para implantação do Programa Nacional de Gestão de Custos e do Núcleo de Economia da Saúde (NES) e, atualmente, vem estruturando medidas para adoção da Gestão de Custos nos hospitais da Restauração, Agamenon Magalhães, Getúlio Vargas, Otávio de Freitas, Barão de Lucena, Regional do Agreste e Correia Picanço.

A expectativa é que, até o final de 2015, os 24 hospitais que compõem a rede estadual sob gestão direta da SES estejam com o Núcleo de Economia da Saúde implantado e, consequentemente, fazendo parte do Programa Nacional de Gestão de Custos.

Contador de Cliques


Deixe um comentário:



Captcha