×

diretor do hgpv entre os 10 finalistas do prêmio boas práticas 2011

01/11

 

Já são mais de 1500 mulheres atendidas e cerca de 150 casos de câncer de mama diagnosticados, muitos desses tratados com cirurgias. A realidade do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, sudoeste baiano, deu um salto de qualidade após a implantação do programa Linha do Cuidado à Mama. A iniciativa foi do enfermeiro Gilmar Barros Vasconcelos, que há pouco mais de um ano implantou esta ação. No próximo sábado ele é um dos 10 finalistas do Prêmio Boas Práticas 2011.

 

“Não tínhamos um acompanhamento sistemático para detectar, acompanhar e monitorar o tratamento contra o câncer de mama em Jequié e microrregião”, explica Gilmar. Conforme o enfermeiro, essa situação só foi possível graças à chegada a alguns meses de uma mastologista e a instalação de um mamógrafo no HGPV. Vale registrar que este equipamento foi obtido graças a um convênio que reuniu o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Ministério da Saúde e o Governo da Bahia, através da Secretaria da Saúde (Sesab).

 

O programa é realizado mediante o atendimento das mulheres não só na sede do município, como também na área rural da microrregião de Jequié. Com a sistemática, fica mais fácil detectar a doença no início e lograr êxito no tratamento. E em casos que seja necessário tratamento quimioteráptico, as pacientes são enviadas às cidades de Itabuna, Vitória da Conquista e Salvador. Mas se o problema indicar cirurgia, esta pode ser realizada em Jequié.

 

“Estamos confiantes”, afirma Gilmar. O servidor entende que uma possível premiação não significará apenas o reconhecimento do trabalho por ele iniciado, mas, sobretudo, o fortalecimento da imagem do serviço público. “O que é público tem que ser melhor do que o privado, pois decorre dos impostos que o povo paga”, acredita o enfermeiro.

 

Contador de Cliques


Deixe um comentário:



Captcha