Doação de órgãos: Brasil bate recorde, mas recusa familiar ainda é alta
16/10

O Brasil realizou cerca de 15 mil transplantes no primeiro semestre de 2025, o maior número da série histórica. Apesar do avanço, o sistema ainda enfrenta um desafio: 45% das famílias recusam a doação de órgãos. Esse índice limita o número de transplantes e contribui para a longa lista de espera. Segundo o Sistema Nacional de Transplantes, no ano recorrente, mais de 47 mil pessoas aguardam por um transplante de órgãos no país.
Para reverter esse cenário, a campanha de doação de órgãos de 2025 do Ministério da Saúde “Você diz sim, o Brasil inteiro agradece” pretende conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. A iniciativa busca reduzir os casos de recusa familiar. Por essa razão, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reitera a importância de comunicar à família o desejo de doar. “O fato de alguém falar para um familiar, escrever uma carta, fazer um comunicado, conversar sobre isso e, hoje, postar na rede social que é um doador — que quer ser um doador se um dia acontecer uma fatalidade e perder a vida —, que quer fazer com que continue a defesa da vida, salvando a vida de outras pessoas, faz toda a diferença na decisão da família", disse. A técnica de enfermagem Rita de Kássia, do município goiano de Luziânia, autorizou a doação dos órgãos do filho Gabriel, de 21 anos, que faleceu após sofrer um choque elétrico e ser diagnosticado com morte encefálica. Foram doados rins, fígado, coração e córneas. Seis pessoas foram beneficiadas. Segundo Rita, o filho já havia manifestado o desejo de ser doador antes do acidente. “Se a vontade dele era ser doador, então eu decidi doar os órgãos dele. Apesar de todo o sofrimento em perder um filho, em saber que nunca mais eu teria ele aqui, tive a plena convicção de que salvar outras vidas através dele seria um ato de heroísmo da parte dele", conta a técnica. O Brasil é o terceiro país em número absoluto de transplantes, atrás de Estados Unidos e China, e o primeiro em volume realizado exclusivamente por sistema público. Fonte: Brasil 61Deixe um comentário:
Notícias Católicas Homem é detido por tráfico de drogas no Entroncamento de Jaguaquara
Notícias Católicas CIPE/Central apreende arma, drogas e conduz suspeito no bairro Jequiezinho, em Jequié
Notícias Católicas Lideranças da Bahia se reúnem em Jequié para fortalecer união e projeto Mais pela BahiaNotícias Católicas NATAL ANIMADO É SÃO JOSÉ VILA GOURMET
Notícias Católicas PM prende mulher, localiza motocicleta usada em roubo e apreende canetas emagrecedoras
Notícias Católicas Polícia Civil doou sacos de cimento para construção da nova sede do Instituto Mãos
















