×

DPU amplia atendimento gratuito na Bahia com plano de interiorização

15/8 DPU amplia atendimento gratuito na Bahia com plano de interiorização

A instituição passou a atender, por via remota, cidadãos de 84 cidades na região de Ilhéus, Itabuna e Jequié; moradores de Itabuna também podem procurar os CRAS

Para aumentar a área de cobertura e atender mais subseções da Justiça Federal pelo Brasil, a Defensoria Pública da União (DPU) está ampliando a atuação em algumas capitais e transformando algumas sedes do interior em núcleos regionais de atendimento. Na Bahia, foi criado o Núcleo de Interiorização, que atenderá, gratuitamente e de forma remota, cidadãos de cidades pertencentes às subseções judiciárias federais de Jequié, na região sudoeste, e de Ilhéus e Itabuna, no sul do Estado.

Inicialmente, os atendimentos nas cidades baianas beneficiadas (veja lista abaixo) serão realizados por meio do endereço de e-mail regional.bahia@dpu.def.br e pelo WhatsApp (73) 98219-2067 (apenas áudio e texto).

No caso de Itabuna, foi firmado um acordo entre DPU e a prefeitura para permitir que os cidadãos do município possam também ser atendidos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Os servidores da prefeitura farão uma triagem inicial e enviarão os documentos ao Núcleo de Interiorização da DPU para abertura do processo de assistência jurídica.

Podem procurar pelo serviço cidadãos que possuam demandas que envolvam a União e seus órgãos, autarquias, empresas públicas ou fundações públicas federais. Entre as demandas mais atendidas estão os problemas na concessão de benefícios assistenciais ou previdenciários, como auxílio-doença, aposentadorias, pensão por morte, benefício de prestação continuada (BPC-Loas), entre outros, pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); questões relacionadas a programas habitacionais ou educacionais gerenciados pela Caixa Econômica Federal (CEF) e a demora ou negativa de acesso à medicamentos e tratamentos de saúde de alto custo.

Os interessados devem estar munidos da documentação pessoal (RG, CPF); comprovante de renda, se tiverem; comprovante de residência, além dos documentos relacionados ao problema que deseja solucionar.

Serviço - Divulgação do Núcleo de Interiorização da Bahia:

O quê: Atendimento remoto da DPU a cidadãos das cidades abrangidas pelas subseções de Jequié, Ilhéus e Itabuna.

Podem ser atendidos cidadãos de:

Subseção de Ilhéus:

Cairu, Camamu, Canavieiras, Igrapiúna, Ilhéus, Itacaré, Ituberá, Maraú, Nilo Peçanha, Taperoá, Una e Uruçuca.

Subseção de Itabuna:

Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Coaraci, Gandu, Gongogi, Firmino Alves, Floresta Azul, Ibicaraí, Ibicuí, Ibirapitanga, Iguaí, Itabuna, Itajú do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Itororó, Jussari, Mascote, Nova Canaã, Pau Brasil, Piraí do Norte, Potiraguá, Presidente Tancredo Neves, Teolândia, Ubaitaba, Ubatã, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São José da Vitória e Wenceslau Guimarães.

Subseção de Jequié:

Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Brejões, Contendas do Sincorá, Cravolândia, Dário Meira, Ibicoara, Ibiquera, Ibirataia, Ipiaú, Irajuba, Iramaia, Itaeté, Itagi, Itagibá, Itamari, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jequié, Jiquiriçá, Jitaúna, Lafaiete Coutinho, Laje, Lajedo do Tabocal, Manoel Vitorino, Maracás, Marcionílio Souza, Mutuípe, Nova Ibiá, Nova Itarana, Piatã, Planaltino, Santa Inês, São Miguel das Matas e Ubaíra.

Como:

Buscar atendimento via e-mail regional.bahia@dpu.def.br ou pelo WhatsApp (73) 98219-2067 (texto ou áudio).

Horário de atendimento: de segunda a sexta das 08 às 14.

No caso de Itabuna, o serviço também pode ser acessado com intermédio dos CRAS da cidade, nos dias e horários das sedes.

Contador de Cliques


Deixe um comentário:



Captcha