×

Ecovet: Os cães também podem ser alérgicos ao pólen

23/10 Ecovet: Os cães também podem ser alérgicos ao pólen

Alergias comuns da época das flores, assim como afetam os humanos, também podem afetar os cães. Os cães também podem ser alérgicos ao pólen, poeiras e até ao bolor. Enquanto pessoas alérgicas tendem a espirrar quando inalam um alérgeno, os cães tendem a ter coceiras e irritações na pele.

As raças mais propensas a desenvolver a doença são Buldogue Francês, Lhasa Apso, Shih-tzu, Labrador e Golden Retriever. Essa predisposição é genética.

Ao inalar pólen, por exemplo, o sistema imunológico dos cães reage desencadeando uma reação atópica, isto é, uma hipersensibilidade/irritação que se manifesta na pele. Isso ocorre mesmo que a pele do animal não tenha estado em contato direto com o alérgeno.

Sintomas comuns:

.

- Pele: vermelhidão, vergões, áreas quentes, manchinhas, descamação;

.

- Pelagem: queda de pelo, manchas, falta de brilho;

.

- Ouvidos: vermelhidão, odor forte, excesso de cera;

.

- Rosto: focinho, queixo e áreas ao redor dos olhos vermelhas e com falha no pelo;

.

- Patas: inflamação, vermelhidão, odor, manchas.

.

O cão geralmente lambe, mordisca e coça o local buscando o alívio da irritação. Essa reação dos cães é bastante comum, e pode causar feridas que pode vir a infeccionar e se tornar um problema maior.

.

Então, se notar sinais de alergia no seu pet, leve ele o quanto antes ao seu veterinário de confiança para indicar o melhor tratamento.

Clínica ECOVET.

• Emergência temos Plantão 24h. Dr. Edézio Costa – Médico Veterinário Rua Dom Pedro II, 45B, Jequié-Ba Emergência 24h- 73-98196-9494

• Agendar sua Consulta: Tel (73) 30465055 ou 98806-1796 WhatsApp.

Contador de Cliques


Deixe um comentário:



Captcha