Educação de Lajedo do Tabocal alcança feito inédito em edital nacional
21/7

Lajedo do Tabocal celebra conquista histórica na Educação! O município, no Território de Identidade Vale do Jiquiriçá, conquistou um feito inédito ao ser um dos dois únicos municípios da Bahia selecionados em todas as modalidades previstas no Edital nº 2/2025 do Ministério da Educação (MEC), que reconhece Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral. O resultado preliminar foi divulgado nesta quinta-feira (18) pelo MEC, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Com a experiência intitulada “Política Municipal de Educação Integral em Lajedo do Tabocal/BA: Gestão Democrática e Participação Social na Construção Coletiva da Educação como Garantia de Direitos”, o município foi contemplado nas seguintes modalidades de difusão: • Mapa de Experiências – repositório digital nacional com práticas inspiradoras de todo o país; • Mostra Nacional – evento presencial em Brasília/DF com custeio para representantes; • Rede de Trocas – intercâmbio formativo com outras redes e escolas brasileiras; • Livro (Caderno de Narrativas) – publicação das 25 experiências mais relevantes do Brasil. A proposta da Secretaria Municipal de Educação de Lajedo do Tabocal destaca-se pela forte atuação da gestão democrática e ampla participação social na construção da política de Educação Integral em Tempo Integral. Esse processo teve como marco a I Audiência Pública de Educação Integral, realizada em 2024, precedida por mini audiências em todas as escolas, garantindo escuta ativa da comunidade. O encontro final reuniu toda comunidade escolar em um ginásio, onde, por meio de dinâmicas como a “árvore de decisão”, foi expressado apoio massivo à continuidade da política, culminando na aprovação da Lei Municipal nº 458/2024, que a institui de forma permanente no município. Segundo a Secretária Municipal de Educação Telma Pires e o prefeito Marquinhos Sena, “essa conquista é fruto de um trabalho coletivo, construído com escuta, diálogo e mobilização de professores, gestores, estudantes, famílias e toda a comunidade. É uma afirmação de que a escola pública pode, sim, ser um lugar de potência, cuidado e transformação”. Com esse reconhecimento, Lajedo do Tabocal consolida-se como referência estadual e nacional na construção de políticas públicas educacionais comprometidas com o direito à educação integral, com qualidade, equidade e participação social.Deixe um comentário:
Notícias Católicas Estudantes Comercializam Hortaliças em Ação Educativa na Praça da FeiraNotícias Católicas Prefeitura de Manoel Vitorino investe na capacitação dos motoristas do transporte escolar, priorizando a segurança e o atendimento dos estudantesNotícias Católicas Após realização das Oficinas de Diagnóstico, Prefeitura de Jequié promove audiência do Plano Diretor de Desenvolvimento UrbanoNotícias Católicas MPBA aciona Município de Remanso por falta de políticas públicas para cuidado de animais em situação de ruaNotícias Católicas Traficante usou uma criança de colo para esconder drogas na roupaNotícias Católicas Justiça dá ganho de causa à Delegada Ana Beatriz Bomfim em ações por danos morais contra SINDPOC e investigadora da DEAM