Ex-prefeito é multado por irregularidades na terceirização de mão-de-obra
11/6

Na sessão desta terça-feira (10/06), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios acataram representação formulada por vereadores do município de Feira de Santana contra o ex-prefeito Colbert Martins da Silva Filho, em razão de irregularidades na contratação de cooperativas para terceirização de mão-de-obra, nos exercícios de 2020 e 2021, que custaram aos cofres municipais o montante superior a R$79 milhões. O conselheiro Plínio Carneiro Filho, relator do processo, multou o ex-prefeito em R$5 mil.
Entre as irregularidades identificadas pela área técnica – e consideradas procedentes pela relatoria – estão a terceirização ilícita de atividade-meio para funções abrangidas pelo plano de cargos e salários do município; a ausência de designação de fiscais para os contratos; e a atuação inconsistente do sistema de controle interno da prefeitura. A fiscalização se deu nos contratos celebrados com a “Confiança Serviços e Soluções em Mão-de-Obra” e a “Ativacoop – Cooperativa de Trabalho e Atividades Gerais da Bahia”. Em relação à terceirização ilícita de atividade-meio, o gestor tentou justificar as contratações com a afirmação de que se trataram de “atividades acessórias, instrumentais ou complementares aos assuntos que constituem de competência legal do município, as quais podem ser executadas de forma indireta. O conselheiro Plínio Carneiro Filho destacou, em seu voto, que a presença dos cargos na Lei municipal de Plano de Cargos e Salários não é, por si só, uma ilegalidade. Contudo, a administração municipal não comprovou a real necessidade das contratações, o que torna o ato irregular. Cabe recurso da decisão.Deixe um comentário:
Notícias Católicas Homem é retirado de casa e executado a tiros no bairro Km 3, em Jequié
Notícias Católicas Itália cita Moraes e diz que Zambelli sofreu julgamento parcial no Brasil
Notícias Católicas Colisão entre duas carretas deixa um morto e interdita BR-116 em Boa Nova; carga começa a ser saqueada
Veja também
Notícias Católicas Motociclista morre após saída de pista na BA-120
Notícias Católicas Polícia Militar apreende pistola e munições durante diligência em Jequié
Notícias Católicas Operação Mobile 360º recupera 52 celulares furtados e roubados na região de Jequié
Notícias Católicas Prefeito Marcelo Pecorelli assina convênio para a construção de uma nova UBS
Notícias Católicas Pré-candidato a deputado estadual Silva Neto destaca fortalecimento da agricultura familiar em Boa Nova
Notícias Católicas Deputado Patrick Lopes anuncia kit apícola para fortalecer produtores de mel em Lafaiete Coutinho














