Ferreira Castro realiza o primeiro Curso de Prestação de Contas dos recursos da Lei Aldir Blanc na Bahia, o evento aconteceu na cidade de Jequié.
25/2


A Lei Aldir Blanc (LAB) é um marco na história das políticas públicas de cultura no Brasil. Impulsionada pela crise causada pela pandemia do novo Coronavírus, a Lei fez chegar recursos em um montante inédito para municípios e Estados, obrigando Prefeituras e gestores locais da cultura a exercitarem sua autonomia e construírem instrumentos de gestão jamais antes experimentados nesse patamar.
A Lei recebe o nome "Aldir Blanc" em homenagem ao importante compositor carioca que faleceu vítima da covid-19. Seu nome enquanto projeto era "Emergência Cultural", e foi pensada para socorrer o setor da cultura (sobretudo agentes e espaços) cujas ações estão paralisadas desde o início da pandemia - e devem ser as últimas a retornarem. Assim, a Lei prevê que os recursos fosse aplicados em ações como auxílio emergencial a agentes e espaços culturais, editais ou chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços culturais.
A empresa Ferreira Castro com o intuito de auxiliar os municípios a prestarem contas dos recursos recebidos, de forma segura e transparente, levou o curso presencial, possibilitando assim o treinamento e capacitação dos servidores municipais e assessores de várias cidades.
A empresa vem sendo conhecida pela alta qualidade dos cursos e atenção especial para os alunos, como também pelos temas inéditos, sendo discutidos presencialmente na Bahia.
Esteve presente como facilitadora a querida Ana Clarissa Fernandes, que é produtora cultural e mestra em Cultura e Territorialidades pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é consultora em gestão pública de cultura e produtora de conteúdo em @municipagestaocultural. Foi analista técnica de cultura, responsável pela área técnica de Cultura da Confederação Nacional de Municípios (CNM), de 2016 a 2021, tendo desempenhado papel estratégico no processo de elaboração, articulação e implementação da Lei Aldir Blanc. Além disso, trabalhou na Secretaria Municipal das Culturas de Niterói/RJ, atuou como produtora cultural e desenvolveu pesquisas no campo da gestão e da política cultural.
O evento recebeu profissionais da Bahia e Minas Gerais e ficou marcado pela grande discussão sobre o tema.
O jovem empresário Victor disse que se sente muito feliz por receber em sua empresa, grandes profissionais que com certeza farão prestações de contas seguras e levarão grandes discussões feitas nesse primeiro encontro sobre a Aldir Blanc na Bahia, com Ana Clarissa que é referência nacional no meio cultural.
Com muitos elogios dos participantes, o encontro que aconteceu em 22 de fevereiro, repercute e tem visibilidade em toda a Bahia, pela grande importância do tema e sua discussão de forma inédita na modalidade presencial na Bahia.
Deixe um comentário:
Notícias Católicas Do poético e belo Rio Jordão ao sereno Mar Mediterrâneo: Israel Para SempreNotícias Católicas Filhotes de gato são encontrados em frente à clínica veterinária em Jequié; Ecovet emite nota de esclarecimentoNotícias Católicas Apagão nacional: o que se sabe sobre falta de energia que afetou BA e outros estados do Brasil
Veja também
Notícias Católicas Motorista morre em capotamento na BA-537, entre Gandu e Nova IbiáNotícias Católicas Homem foge armado após ameaçar companheira em Itamarí; armas são apreendidasNotícias Católicas Jade Moitinho: A Princesinha Baiana que Conquista o Norte e Nordeste com Ouro e Elegância!Notícias Católicas Investigado por extorsão com uso de fotos íntimas é preso em Vitória da ConquistaNotícias Católicas Metanol: Brasil registra 29 casos por intoxicaçãoNotícias Católicas Unisol | Novo valor liberado na conta de energia