Inflamação da glândula anal: o que é e como resolver?

Quem tem um gato ou cão em casa, certamente já se deparou com a seguinte situação: o pet arrastando o bumbum no chão repetidas vezes. Em alguns casos, este hábito não muito agradável de se ver, pode ter relação com vermes, como é o caso do Dipylidium (verme transmitido pela pulga e que causa coceira no bumbum) – que tratamos anteriormente aqui: Vermes podem ser transmitidos por pulgas: Você sabia? ou ainda pode ser causado por uma inflamação da glândula anal ou adanal, que vamos falar hoje. Este par de glândulas faz parte do sistema digestivo e está localizado ao lado do ânus, na posição de 4 e 8 horas de um relógio. Ficam sob a pele e tem função de lubrificar as fezes e dar um cheiro característico nas mesmas para marcação de território. Esse “cheirinho” é o que faz com que os animais reconheçam uns aos outros, além é claro, da marcação com urina. Acontece que essa glândula, na maioria das vezes, sofre um esvaziamento “automático” e normal toda vez que o animal defeca e até aí tudo bem, não há nada de mais. Mas em alguns cães e gatos, isso pode não ocorrer de forma assim tão simples e o canal pode ser obstruído, a secreção fica acumulada e a glândula pode inchar, ficando do tamanho de uma uva. A situação piora ainda mais quando a glândula infecciona e forma abcessos ou fístulas (quando o abcesso se rompe). Às vezes, a inflamação só é notada pelo proprietário quando o animal é tosado ou apresenta vermelhidão na área, além dos sintomas abaixo:
Arrasta o bumbum no chão; Morde a base da cauda; Tem dificuldade para defecar; Lambe a região anal com frequência; Chora e se sente incomodado e desconfiado. Ligue-nos hoje para marcar uma consulta na Eco Vet 73-3046-5055 Fonte: lupusalimentosDeixe um comentário:
Notícias Católicas Do poético e belo Rio Jordão ao sereno Mar Mediterrâneo: Israel Para SempreNotícias Católicas Filhotes de gato são encontrados em frente à clínica veterinária em Jequié; Ecovet emite nota de esclarecimentoNotícias Católicas Apagão nacional: o que se sabe sobre falta de energia que afetou BA e outros estados do Brasil
Veja também
Notícias Católicas Motorista morre em capotamento na BA-537, entre Gandu e Nova IbiáNotícias Católicas Homem foge armado após ameaçar companheira em Itamarí; armas são apreendidasNotícias Católicas Jade Moitinho: A Princesinha Baiana que Conquista o Norte e Nordeste com Ouro e Elegância!Notícias Católicas Investigado por extorsão com uso de fotos íntimas é preso em Vitória da ConquistaNotícias Católicas Metanol: Brasil registra 29 casos por intoxicaçãoNotícias Católicas Unisol | Novo valor liberado na conta de energia