INFORMATIVO COVID-19 EM ITAGI
13/5


Ao termino desse texto, no final do dia 12/05/2020, Itagi registrava oficialmente dois casos importados do novo coronavírus, isso precisa ser dito, pois essa matéria pretende historiar e esclarecer a importância das medidas protetivas contra a pandemia, implantadas pelo Comitê as Saúde e autorizadas por diversos decretos municipais. Vejamos:
Dia 06/03/2020
• A Secretaria de Saúde da Bahia confirma o primeiro caso do novo coronavírus no estado. O Brasil, à época - contando com o caso da Bahia - registrava 9 casos confirmados.
Dia 18/03/2020
• Doze dias após a confirmação do primeiro caso na Bahia, foi publicado no Diário Oficial Eletrônico de Itagi o Plano Municipal de Contingência para o Enfrentamento da Pandemia no município. Também nesse dia, foram publicados os Decretos nº 017 e 018 que tratam das medidas de prevenção e controle para enfrentamento da COVID-19.
Dia 19/03/2020
• Diário Oficial Eletrônico de Itagi publica a criação do Comitê da Saúde para gerenciamento da pandemia.
Dias 20/03/2020 e 21/03/2020
• Novas publicações no Diário Oficial estabelecendo novas medidas de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus (Decretos nº 021 e 022).
Dia 21/03/2020
• Publicado o Decreto nº 023 que versa sobre o Protocolo de Barreira Sanitária no Diário Oficial Eletrônico de Itagi.
Dia 24/03/2020
• O Decreto nº 24 declara situação de emergência e estabelece regime de quarentena no município.
Dia 27/03/2020
• Publicação do Decreto nº 025, que trata sobre o funcionamento das atividades econômicas do município.
Dia 03/04/2020
• O Decreto N° 028 declara Situação de Emergência temporária no município, conforme a Instrução Normativa do Ministério da Integração Nacional e regulamenta medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional, decorrente do novo coronavírus.
Dia 07/04/2020
• A Lei nº 188 trata sobre a suspensão da realização de corte no fornecimento
de água e energia elétrica pelas concessionárias dos respectivos serviços no município, durante o período de 90 (noventa) dias em virtude da pandemia.
Dia 08/04/2020
• Trinta e três dias após o primeiro caso confirmado na Bahia, A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor da Vigilância Epidemiológica, confirma o primeiro caso importado da COVID-19 em nosso município.
• O Decreto nº 036, estabelece novas medidas indispensáveis para enfrentamento dos riscos de propagação da COVID-19 no município.
Dia 23/04/2020
• O Decreto N° 041, declara estado de calamidade pública temporária
no município, conforme a Instrução Normativa do Ministério
da Integração Nacional (no dia 28/04 o Decreto nº 044 é publicado, alterando dispositivos do Decreto supracitado).
Dia 27/04/2020
• Mais dois Decretos (nº 042 e 043), determinam o uso obrigatório de máscaras de proteção facial pela população do município e estabelecem novas medidas para o enfrentamento dos riscos de propagação da COVID-19.
Dia 01/05/2020
• Vinte e três dias após o primeiro caso registrado no município, a Secretaria Municipal de Saúde, através do setor da Vigilância Epidemiológica, informa o segundo caso importado da COVID-19.
É preciso que cada um de nós reflita sobre esse breve histórico. O que ele nos aponta? As medidas protetivas implantadas foram acertadas? Estamos fazendo a parte que nos cabe? Estamos obedecendo as recomendações do Comitê da Saúde? As barreiras, o toque de recolher e o uso obrigatório de máscaras estão surtindo o efeito esperado?
Enquanto Itagi, até agora, tem apresentado um quadro epidemiológico em níveis administráveis, os municípios vizinhos estão registrando um crescimento muito acelerado nos números de pessoas contaminadas e mortes. Dois exemplos: Ipiaú e Itabuna (Jequié pode ser a próxima), via Decreto Estadual, estão em situação de toque de recolher, apoiado por forte esquema policial, para manter suas populações em domicílio para diminuir o ritmo da contaminação.
Infelizmente, há pessoas da nossa comunidade que, apesar de estarem informadas sobre a pandemia e os cuidados para não se contaminarem, agem como se nada estivesse acontecendo no mundo, ignoram os dados oficiais de mortes e contaminações, ignoram as recomendações do Comitê da Saúde e agem de forma insensata colocando suas vidas e as vidas de outras pessoas em risco.
Há dois meses e poucos dias o Brasil registrava 9 casos confirmados, hoje, dia 12/03/2020, nosso país registrou o recorde de 881 mortes em 24 horas, totalizando 12.400 mortes.
A Prefeitura de Itagi, de forma responsável e consistente, tem se empenhado, desde o primeiro momento na contenção dessa doença no município. É fundamental que cada munícipe também faça sua parte, obedecendo as determinações do Comitê da Saúde, amplamente divulgadas nas mídias sociais, programas de rádio e carros de som.
Prefeitura de Itagi
Governo Cuidando de Você
Deixe um comentário:
Notícias Católicas Do poético e belo Rio Jordão ao sereno Mar Mediterrâneo: Israel Para SempreNotícias Católicas Filhotes de gato são encontrados em frente à clínica veterinária em Jequié; Ecovet emite nota de esclarecimentoNotícias Católicas Apagão nacional: o que se sabe sobre falta de energia que afetou BA e outros estados do Brasil
Veja também
Notícias Católicas Motorista morre em capotamento na BA-537, entre Gandu e Nova IbiáNotícias Católicas Homem foge armado após ameaçar companheira em Itamarí; armas são apreendidasNotícias Católicas Jade Moitinho: A Princesinha Baiana que Conquista o Norte e Nordeste com Ouro e Elegância!Notícias Católicas Investigado por extorsão com uso de fotos íntimas é preso em Vitória da ConquistaNotícias Católicas Metanol: Brasil registra 29 casos por intoxicaçãoNotícias Católicas Unisol | Novo valor liberado na conta de energia