Instituto Mãos se conecta a protocolo internacional recém-publicado no Brasil e amplia atuação no cuidado a pessoas com deficiência
02/2


O Instituto Mãos, organização sem fins lucrativos com atuação reconhecida no cuidado de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade, vive em 2026 um marco histórico ao se conectar a um protocolo internacional recém-publicado e recém-chegado ao Brasil, voltado à melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiências moderadas a graves, incluindo o autismo.
A conquista é resultado da visita técnica de Daiton Arkn, pesquisador com certificação internacional, mestre em ABA, referência na área, participante do processo de tradução do protocolo para o Brasil e embaixador da metodologia no país. Durante a visita à sede do Instituto Mãos, Daiton foi recebido por João Paulo Fernandes, acompanhado da supervisora do Núcleo de Autismo, a psicóloga Cynthia Crivelaro, especialista em ABA, que apresentaram a estrutura física, o modelo de atuação e o impacto social desenvolvido pela instituição no território.
Como fruto desse encontro, o Instituto Mãos foi presenteado com o Protocolo Essencial para Viver, um currículo internacional baseado em evidências científicas, voltado à melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiências moderadas a graves, incluindo o autismo. Recém-publicado no Brasil, o protocolo reúne estratégias e métodos de ensino comprovados, com foco na funcionalidade, autonomia e participação social, reforçando a dignidade do aprendiz em cada etapa do processo. Mais do que uma ferramenta de ensino, trata-se de uma abordagem que amplia possibilidades e promove uma vida mais plena, ativa e participativa.
Além da cessão do protocolo, o reconhecimento também se materializou em três convites formais para que representantes do Instituto Mãos participem do II Congresso Essencial para Viver, que será realizado em Curitiba. A agenda inclui ainda a participação em um workshop exclusivo pré-evento e uma vivência prática da aplicação do Protocolo IPV, permitindo contato direto com sua implementação em contexto real.
Para o Instituto Mãos, a conexão com uma metodologia internacional representa mais do que um avanço técnico. Trata-se da consolidação de um sonho institucional: tornar os assistidos funcionais, visíveis e protagonistas de suas próprias histórias, especialmente em contextos onde o acesso a práticas baseadas em evidência ainda é limitado. A aplicação de um protocolo recém-publicado no país, dentro de uma instituição social, reafirma o compromisso do Mãos com a ética, a ciência e a transformação social.
O fato de uma instituição sem fins lucrativos, localizada fora dos grandes centros urbanos, integrar esse movimento de inovação científica reforça o papel do terceiro setor na democratização do acesso ao conhecimento e na construção de práticas de cuidado mais justas e inclusivas. Para a comunidade local, a iniciativa representa esperança, qualificação dos serviços ofertados e fortalecimento das famílias atendidas.
Ao unir ciência internacional, impacto social e compromisso com a dignidade humana, o Instituto Mãos reafirma seu posicionamento:
deficiência é uma causa social, e funcionalidade é um direito.
Deixe um comentário:
Notícias Católicas Leur Lomanto Jr. destaca apoio do prefeito Flavinho e de vereadores de Jequié a ACM Neto e Zé Cocá durante encontro do grupo em Salvador
Notícias Católicas Baixa na base de Jerônimo: presidente da Câmara de Boa Nova declara apoio a ACM Neto e Zé Cocá
Notícias Católicas Lideranças de Jequié se reúnem com ACM Neto e Zé Cocá para discutir projetos para a Bahia
Veja também
Notícias Católicas JULIO CESAR, EDITAL PARA TERCEIROS INTERESSADOS RECONHECIMENTO EXTRAJUDICIAL DE USUCAPIÃO
Notícias Católicas Bahia fica em último lugar nos anos finais do ensino fundamental no Brasil e tem pior nota do ensino médio no Nordeste
Notícias Católicas Lafaiete Coutinho avança na educação e IDEB dos Anos Iniciais sobe para 6,2
Notícias Católicas Deputado Hassan participa das comemorações pelos 105 anos de emancipação de Boa Nova
Notícias Católicas Moana Meira defende iluminação especial de prédios públicos durante o Agosto Lilás
Notícias Católicas Gutinha solicita reforma completa da Unidade de Saúde Almerinda Lomanto














