Itagi: Palavras do Secretário de Administração.
18/9


Realmente é difícil entender pra quem não quer ver o óbvio, ou quer tentar distorcer a realidade com ideias vagas e sem fundamentos. Em primeiro lugar é bom informar que na gestão atual não existe crise no orçamento e que o mesmo é cumprido conforme foi aprovado em 2016, existe sim uma contensão de gastos devida desde o mês de Junho à redução nos repasses do FPM para o município, que não possui variada alternativa de rendas próprias. O transporte escolar ainda não é o almejado por esta gestão, mas muitos alunos já viajam em carros fechados, e em alguns locais pela dificuldade de acesso ainda é necessária à utilização de veículos com maior tração. Quanto aos valores, é bom lembrar aos desavisados que de acordo com o site oficial do Tribunal de Contas, o menor valor do transporte escolar encontrado na Bahia é de R$ 3,77 e a média do Estado é de R$ 5,85; em Itagi a média da quilometragem do transporte escolar é de R$3,78; estando perfeitamente compatível com os padrões praticados no estado da Bahia. A gestão realizou processo licitatório o qual concorreram mais de 8 empresas, fazendo visitas presencial e quatro delas participaram do processo até o final. Os gastos na atual gestão, mesmo com a inflação conforme o índice IGP(FGV) de 7,18%; tem sido de forma nítida todos menores do que os anos anteriores. Os gastos com diárias caíram em mais de 40%, em relação ao executivo essa redução chega a mais de 70%. Itagi não tem parado de transportar pacientes para Salvador e outras cidades do Estado, com mais de 700 contempladas entre exames e cirurgias, cursos de capacitação para funcionários, transporte universitário e para professores do cursinho, além dos serviços de manutenção das vias vicinais, as quais se encontravam todas em péssimo estado. Com todos esses itens, mesmo assim conseguimos reduzir os gastos com combustível, aonde a média de 2016 era de R$ 58.600,00 e este ano mesmo com a inflação e o ajuste do combustível que paira em mais de 30%, conseguimos reduzir essa média mensal até o presente mês para R$ 51.122,00 e com todos esses serviços prestados. Pelo jeito as pessoas não sabem fazer conta, os contratos de aluguéis foram sim reduzidos, a nova gestão melhorou a qualidade das instalações, oferecendo melhor qualidade de serviço aos funcionários e se tratando de valor foram reduzidos em quase 20% do que se foi recebido, o que dará uma economia anual em torno de R$ 24.000,00. Os contratos com palco, banda e iluminação utilizados até o atual momento foi o mais econômico dos últimos 4 anos, é importante que as pessoas intendam o que é um processo licitatório, um valor estimado em contrato necessariamente não se é obrigado a ser utilizado, conforme pode reza nas cláusulas da Lei 10.520/02. Gastos com infraestrutura, essa gestão tem utilizado e muito, todos os veículos foram consertados e realizado revisões, escolas e prédios públicos pintados, praças e ruas iluminadas e a redução de gastos é nitidamente visível, em torno de 30% se comparado com o ano de 2016. É bom lembrar que a mais de 10 anos não se fazia antecipação do 13º salários aos funcionários e todos eles estão rigorosamente com seus salários em dias. A crise que o país se encontra a nossa gestão não vai reclamar, pois com criatividade e dedicação, que mesmo com dificuldades o quadro efetivo do município tem se superado, a infraestrutura do município reformou, pintou e fez grandes melhorias em todos os postos de saúde, que hoje em sua maioria atende em quase 100% os itens do PMAC. É fato que temos uma folha enxuta, uma prefeitura sem muitos gastos e todas as atividades em pleno funcionamento. Comparando com 2016, que até o mês de Agosto possuía um índice de pessoal de 74%, no mesmo mês em 2017 o índice de pessoal encontra-se em 61%. Saúde em 07/2016 foi de R$ 1.513.599,23; enquanto que em 07/2017 foi de R$ 1.557.438,00; sendo que em 2017 houve muito mais serviços e pouco gasto, com um acréscimo de pouco mais de R$ 30.000,00. Educação em 07/2016 foi de R$ 3.262.344,00; enquanto que em 07/2017 foi de R$ 3.134.135,00; estamos com escolas em melhores condições, havendo o lançamento do projeto Aprova Brasil e gastamos muito menos, até o momento uma economia que supera R$ 100.000,00. Gastos com palco, iluminação e estruturas em 2017 até o momento foi gasto pouco mais de R$ 120.000,00, em 2016 superou acima de R$ 270.000,00. Criou-se o Portal da Cidade, onde gerou uma economia de mais de R$ 20.000,00 ano e pretendemos sair da nota zero da transparência em 2016 e atingir a nota acima de oito em 2017, o qual se aguarda a avaliação pela CGU, portal esse elogiado pelo próprio Ministério Público. Todos esses fatos são claros, latentes e transparentes, e qualquer pessoa pode ter acesso tanto em nossos portais, quanto no TCM basta saber utilizar.
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