Itagi: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente trabalha na implantação do Centro de Desenvolvimento Agroambiental.
03/1


A Prefeitura de Itagi, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está trabalhando em um projeto inovador em nosso município.
Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Sérgio Sanches, o Centro de Desenvolvimento Agroambiental que será implantado na área do antigo Matadouro Municipal servirá para diversas atividades; além de abrigar a sede da própria Secretaria, o local será aberto à população, especialmente, aos agricultores familiares, associações de pequenos produtores e moradores das cidades circunvizinhas.
Um dos principais aspectos do Centro de Desenvolvimento Agroambiental será fomentar o debate sobre o impacto do desenvolvimento rural sustentável na vida de todos, através da inclusão digital, educação ambiental e divulgação de práticas de sustentabilidade.
Além de acesso à internet, o local disporá de biblioteca com publicações sobre educação, agricultura e meio ambiente, sala de leitura, auditório e uma agenda de atividades educativas, tais como oficinas, cursos e palestras.
O objetivo do “Projeto” será incentivar à agricultura familiar sustentável, em parceria com Escolas da Rede Municipal de Ensino — a ideia será trabalhar com alunos do município, no cultivo de hortas comunitárias — os produtos (verduras e legumes) cultivados pelos alunos, serão utilizados na produção da merenda escolar. Os alunos aprenderão, por meio de minicursos e oficinas, o manejo e preparo do terreno para o cultivo dos produtos, 100% orgânicos. O projeto conta com a construção de um mini-biodigestor; o equipamento terá como finalidade — auxiliar no reaproveitamento de resíduos orgânicos, produção de fertilizantes e biogás.
O Centro contará com uma área para criação de aves (galinha) de corte e postura, espaço de apicultura — criação de “abelhas sem ferrão”, tanques para criação de peixes, espaço para viveiro de essências nativas, mudas de cacau e plantas ornamentais. Os pequenos agricultores e produtores receberão cursos de clone do cacau no próprio espaço do jardim clonal.
As Associações de pequenos produtores participarão ativamente das atividades que serão realizadas no espaço do Centro Agroambiental.
Na cozinha industrial do Centro do Desenvolvimento Agroambiental, serão ofertadas oficinas de culinária, onde, mulheres, aprenderão (confecção de bolos, doces e outros produtos) que ajudarão na incrementação da renda familiar.
O Centro de Desenvolvimento Agroambiental será um grande destaque em toda região.
Deixe um comentário:
Notícias Católicas Deputado Patrick Lopes garante mais de R$ 70 milhões para melhorias no abastecimento de água em Ipiaú e IbirataiaNotícias Católicas Premonição 6: Laços de SangueNotícias Católicas Prefeitura de Manoel Vitorino quita dívida deixada por Silvany Barros junto à EMBASA e firma convênios com a Caixa Econômica
Veja também
Notícias Católicas Líder religioso é preso pela Polícia Civil por crime de estupro de vulnerávelNotícias Católicas Mais dois jovens foram assassinados em JequiéNotícias Católicas Jequié | Morte de Gilberto foi motivada por vingançaNotícias Católicas Jaguaquara | Mulher é detida com pelúcia recheado com 20 mil reais em dinheiroNotícias Católicas Expo Feira de Jitaúna entra para a história com grandes shows, ação da Agricultura e recorde de públicoNotícias Católicas Com Gustavo Lima, Alok, Xand Avião, Wesley Safadão, Calcinha Preta, Limão com Mel, São João de Jequié se consolida como o Maior da Bahia e um dos melh