Jequié realiza 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa com foco em equidade e garantia de direitos

Na última quinta e sexta-feira, dias 28 e 29, o município de Jequié realizou a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, evento promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), com apoio da Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Desenvolvimento Social. Estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana; o presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa , Christian da Silva Brito; a promotora de Justiça da 8ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jequié, Juliana Rocha Sampaio; a conselheira estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Raimunda Maria dos Santos; a coordenadora de Articulação de Políticas para a Pessoa Idosa do Estado da Bahia, Sueli da Conceição Oliveira; a representante da 12ª Defensoria Pública Regional, Gilvania Brito; a representante da Defensoria Pública da União/Coordenação do Núcleo de Jequié, Sylvia Vieira; a representante da Pastoral da Pessoa idosa de Jequié, Valdenice Porto Novais; além de outros membros do CMDPI e da sociedade civil.
O objetivo principal da conferência foi fomentar a participação social ativa na formulação de propostas e ações concretas. Buscou-se identificar e discutir sobre as barreiras que impedem o pleno direito de envelhecer com dignidade e saúde, reconhecendo os desafios impostos pelo envelhecimento plural da população, com ênfase sobre a necessidade de fortalecer e otimizar a execução das políticas públicas voltadas para a promoção e defesa dos Direitos da Pessoa Idosa no município. A programação incluiu uma palestra magna ministrada pela Mestre e Doutora em Ciências da Saúde, Luana Machado Andrade, Coordenadora do projeto de Extensão Grupo de Ajuda Mútua integrando familiares cuidadoras de pessoas com Doença de Alzheimer (GAM). Antes da abertura oficial, uma apresentação cultural intitulada “Viver é um ato de alegria” trouxe leveza e inspiração aos participantes. O segundo dia foi dedicado à formação de grupos de trabalho que se debruçaram sobre cinco eixos temáticos cruciais: financiamento das políticas públicas; fortalecimento de políticas para proteção à vida, saúde e acesso ao cuidado integral; proteção contra violência e abandono; participação social, protagonismo e vida comunitária; e consolidação dos conselhos de direitos.hristian da Silva Brito, presidente do CMDPI, destacou a importância do evento como um espaço democrático fundamental.Deixe um comentário:
Notícias Católicas GCM de Jequié conduz suspeito à delegacia após apreensão de drogas no CEAVIG
Notícias Católicas Acidente com motocicleta deixa uma vítima fatal na BR-116, em Manoel Vitorino
Notícias Católicas Dois homens são presos por tráfico de drogas e porte ilegal de arma em Ibicuí
Notícias Católicas Polícia Militar recupera motocicleta com restrição de roubo em Jequié
Notícias Católicas Com grande público, Prefeitura de Jequié promove XV Encontro Regional de Ternos de Reis e homenageia patrimônios culturais do município
Notícias Católicas 67 vagas de empregos para Jequié
















