×

JORNADA DE RECORTES DA MEMÓRIA – JEQUIÉ, 118 ANOS DE LUTA E HISTÓRIA.

16/5 JORNADA DE RECORTES DA MEMÓRIA – JEQUIÉ, 118 ANOS DE LUTA E HISTÓRIA.

De 16 a 19 deste, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, a Jornada de Recortes da Memória – Jequié, 118 anos de Luta e História volta a relatar fatos da história social e política de Jequié, expondo um mosaico de dados históricos a partir do nobre inconfidente José de Sá Bitencourt (fundador) até a contemporaneidade. Recordar é viver; e viver é lembrar-se e lembrar. A Jornada de Recortes da Memória lembrará vultos históricos que fizeram Jequié alcançar a posição de a terceira maior cidade do interior baiano e ser chamada de a princesa do sudoeste baiano etc.. Eis alguns vultos dessa brilhante saga: José Rotondano, Vicente Grillo, Nestor Ribeiro e Lindolfo Rocha.

A exposição está montada em alguns espaços do colégio para que o visitante dê um pequeno mergulho na história e permita-se fazer uma viagem no tempo e, nessa viagem, contemplar e comparar paisagens (através de fotos antigas e atuais) que retratam uma Jequié de ruas, avenidas e praças silenciosas e nostálgicas com uma Jequié totalmente dominada pelo caos urbano e a loucura e o agito do trânsito moderno. No tocante a fotos retratando Jequié antigo, você sabia que, no lugar onde hoje está localizado o Varejão das Fábricas (Avenida Rio Branco), estava localizado o primeiro cemitério de Jequié? Peças e objetos antigos também fazem parte da exposição para que o visitante tenha uma pequena ideia de como a ciência progrediu e a tecnologia avançou no decorrer do tempo e no percurso da própria história social dos jequieenses. Na exposição, também não poderiam faltar à marca e a força da Poesia de Cordel para a narrativa de alguns fatos políticos e sociais de Jequié em seus 118 anos de luta e história. Conheça a sua história para que a falta de conhecimento sobre a mesma não produza em você um ser distanciado das verdades que constroem e próximo das mentiras que destroem.

O quê? Jornada de recortes da memória – Jequié, 118 anos de luta e história; Onde? Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães (Avenida César Borges); Quando? De 16 a 19 de Maio; Horário? Das 08 às 17h 30.

Professor Jorge Barros – UESB/ CAMPUS DE JEQUIÉ

AUTOR

Contador de Cliques


Deixe um comentário:



Captcha