Justiça barra diplomação de vereadores em Estrela do Norte por fraude à cota de gênero nas eleições
14/11

Foi publicada nesta terça-feira (12/11) decisão liminar que impede a diplomação de dez pessoas eleitas ou suplentes para o cargo de vereador em Estrela do Norte. Todas elas se beneficiaram de fraude nas eleições de 2024, consistente no registro de candidaturas fictícias a fim de cumprir a cota de gênero imposta pela legislação. De acordo com o arcabouço legal, cada partido ou coligação precisa preencher, nas eleições proporcionais, o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo.
Segundo o apurado, um ex-prefeito do município do interior paulista assumiu o papel de principal articulador e executor do esquema, arregimentando e organizando candidaturas laranjas. O promotor de Justiça Eleitoral Yago Belchior apontou que a agremiação partidária formulou pedido de registro de nove candidaturas, sendo cinco de homens e quatro de mulheres. Contudo, das quatro candidaturas femininas, duas eram fictícias. Ambas as mulheres não registraram um voto sequer e declararam perante a Promotoria que não sabiam o próprio número de urna nem o nome do partido pelo qual tinham sido registradas. Ficou demonstrado ainda que as duas supostas candidatas não receberam nenhuma doação em dinheiro para a campanha nem divulgaram suas candidaturas sequer em suas próprias redes sociais, o que poderia ter sido feito de forma gratuita. A liminar vale até o trânsito em julgado da ação, que pede a aplicação de sanções como a inelegibilidade dos envolvidos, conforme o artigo 22, inciso XIV, da Lei Complementar 64/1990.Deixe um comentário:
Notícias Católicas Dinheiro extorquido de adolescente e bicicleta elétrica são recuperados em Vitória da Conquista
Notícias Católicas Mesmo com apoio de Zé Cocá a Flávio Bolsonaro, Lula amplia vantagem eleitoral em Jequié
Notícias Católicas Guarda Civil Municipal de Jequié recebe equipamentos para capacitação e 10 revólveres doados pela GCM de Salvador
Veja também
Notícias Católicas Homem é conduzido à delegacia por suspeita de crime eleitoral no Entroncamento de Jaguaquara
Notícias Católicas 19º BPM apreende drogas, munições e rádios comunicadores no bairro Bela Vista, em Jequié
Notícias Católicas Sindicato dos Rodoviários atrasou saída de ônibus com adesivaço partidário proibido pela lei
Notícias Católicas Mutirão de exames de PSA atende cerca de 250 homens em Itagi
Notícias Católicas Lula é reeleito presidente com vantagem no Nordeste; Flávio liderou no Sul e Centro-Oeste
Notícias Católicas 93ª CIPM prende homem suspeito de tentativa de homicídio em Itiruçu
















