×

Leur Lomanto Jr. destaca 119 anos de Jequié

20/10 Leur Lomanto Jr. destaca 119 anos de Jequié

A ligação com Jequié, no sudoeste do estado, a história e os encantos da cidade são alguns dos destaques em uma homenagem apresentada pelo deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB), na Assembleia Legislativa da Bahia. As referências ao município foram feitas em moção de congratulações pela passagem dos 119 anos de aniversário de fundação da cidade, comemorados neste terça-feira (25/10). Jequié e suas personalidades, o seu desenvolvimento associado ao Rio de Contas e as perspectivas de melhorias para a população foram algumas questões citadas por Lomanto Jr. “É com muita alegria que transmito a mensagem de paz, saúde e prosperidade a todos os jequieenses e que celebro essa importante data. Parabenizo as autoridades municipais e a população, reforçando o meu laço com a cidade e o desejo de que ela possa crescer ainda mais com qualidade de vida para todos”, afirma. O deputado relata a alusão de Jequié ao comércio forte desde os seus primórdios. “No final do século XIX, o lugar se rendeu ao movimento dessa atividade econômica e a partir desse ponto se estabeleceu como ponto de parada de comerciantes e exemplo de empreendedorismo para a época”, conta. O deputado cita que mesmo pertencente ao município de Maracás, entre 1860 a 1897, Jequié já se destacava no período por abastecer as regiões mais próximas. “Cercada pela bacia do Rio de Contas, a beleza natural era um de seus pontos altos e foi nesse cenário que ela cresceu sendo um dos locais mais procurados e de maior potencial na Bahia”, ressalta. Segundo pesquisas históricas, o município se originou da sesmaria do capitão-mor João Gonçalves da Costa, que sediava a fazenda Borda da Mata. Mais tarde essa área foi vendida a José de Sá Bittencourt, refugiado na Bahia, após o fracasso da Inconfidência Mineira. Em 1789, com sua morte, a fazenda foi dividida entre os herdeiros em vários lotes. Um deles foi chamado Jequié e Barra de Jequié.

A cidade se destaca pelo comércio intenso, pela presença de universidades, pela política que revelou muitos quadros de destaque em todo o estado, entre eles, o ex- governador Antônio Lomanto Júnior, por outras atividades econômicas, a exemplo da Pecuária, que se diversifica com rebanhos de excelente qualidade, pelo Parque Industrial, pela presença de Poliduto de derivados de petróleo e álcool, o que proporcionou a implantação das bases de distribuição das maiores empresas do setor e ainda pelas jazidas de ferro, granizo, mármore carrara.

“Embora ainda não esteja na condição ideal de desenvolvimento, Jequié tem apresentado grandes oportunidades de expansão nos últimos anos, sendo fonte de interesse para vários negócios”, finaliza.

Contador de Cliques


Deixe um comentário:



Captcha