×

Maior traficante de aves do país é denunciado após blitz revelar esquema milionário na Bahia

17/11 Maior traficante de aves do país é denunciado após blitz revelar esquema milionário na Bahia

Em 7 de janeiro deste ano, uma blitz na BR-101, nas proximidades de Itabuna, no sul da Bahia, mudou o rumo de uma perseguição que já durava mais de 20 anos. Naquele dia, a prisão em flagrante de Weber Sena de Oliveira, o “Paulista”, por transporte ilegal de 135 pássaros, colocou o homem apontado como maior traficante de aves silvestres do país no centro das investigações conduzidas pelo Ministério Público da Bahia (MPBA).

A apuração é realizada pelo Gaeco e pelas Promotorias de Justiça Regional Ambiental de Ilhéus e Itabuna, com apoio do Ministério Público de Alagoas, por meio do Nudem, e do Ceama do MP baiano.

Em setembro, Weber voltou a ser preso, desta vez preventivamente, no município de Mascote, durante a Operação Fauna Protegida, deflagrada pelo MPBA em parceria com as Polícias Militar e Ambiental. Ele e outras 23 pessoas passaram a responder na Justiça por integrarem uma organização criminosa especializada no tráfico de animais silvestres, incluindo espécies ameaçadas de extinção. O grupo também foi denunciado por lavagem de dinheiro, receptação qualificada e maus-tratos a animais.

As investigações do Gaeco revelam que, apenas entre fevereiro e agosto de 2023, quase R$ 500 mil foram movimentados nas contas de Ivonice Silva e Silva, companheira de “Paulista”. Ela é apontada como a operadora financeira da quadrilha, responsável por receber pagamentos pelas “encomendas” — que chegavam a ultrapassar 1.000 pássaros de uma só vez — e por repassar valores aos fornecedores do sul e norte da Bahia, nordeste de Minas Gerais e região Sudeste.

As apurações também indicam que grande parte das transferências partiu de terminais de autoatendimento de Magé (RJ), município onde vive Valter Nélio, o “Juninho de Magé”. Ele também foi denunciado por lavagem de dinheiro, ao lado de Weber e Ivonice.

Contador de Cliques


Deixe um comentário:



Captcha