Ministério Público pede anulação da eleição que reconduziu Sérgio Suzart ao comando da Câmara de Santaluz
30/1

O Ministério Público da Bahia (MP) entrou com uma ação civil pública pedindo a anulação da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Santaluz para o biênio 2025-2026. O motivo? A terceira reeleição consecutiva do vereador Mário Sérgio Suzart de Matos (Avante) para a presidência da Casa, o que, segundo o MP, desrespeita a Lei Orgânica do Município e decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com a legislação municipal, um vereador pode ser reeleito para a presidência da Câmara apenas uma vez consecutiva. No entanto, Sérgio Suzart já ocupava o cargo desde 2021 e, com a nova eleição, estendeu seu mandato até 2026. Para o Ministério Público, essa continuidade fere princípios democráticos e republicanos, que garantem a alternância no poder e evitam a concentração prolongada de lideranças. O MP disse que chegou a recomendar que a Câmara anulasse a eleição e convocasse um novo pleito, mas o pedido foi negado pela presidência da Casa. A justificativa apresentada foi uma interpretação divergente sobre o entendimento do STF em casos similares. Com a recusa, o Ministério Público decidiu recorrer à Justiça para garantir a aplicação da regra municipal. Além da anulação da eleição, a ação pede o afastamento imediato de Sérgio Suzart da presidência. Caso a Justiça aceite o pedido, o cargo deverá ser ocupado interinamente por quem estiver na linha de sucessão conforme o regimento interno, até que uma nova eleição seja realizada. O pedido do MP se baseia em decisões do STF, como as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) nº 6524 e 6674, que consolidaram a impossibilidade de reeleições sucessivas para cargos de direção em Casas Legislativas. O Supremo considera que permitir sucessivas reconduções compromete a rotatividade no poder e enfraquece os princípios democráticos. Agora, a decisão está nas mãos da Justiça. Se o pedido for aceito, a Câmara de Santaluz terá que organizar uma nova eleição. Caso contrário, outras medidas judiciais poderão ser tomadas para garantir o cumprimento da lei. Sérgio Suzart foi intimado no início da tarde de terça-feira (29). A defesa dele tem 72 horas para apresentar argumentos contra a ação. Notícias de SantaluzDeixe um comentário:
Notícias Católicas CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS E HIPOTECAS, TÍTULOS E DOCUMENTOS E CÍVIL DAS PESSOAS JURÍDICAS DA COMARCA DE JEQUIÉ - ESTADO DA BAHIA.
Notícias Católicas Delegada da Polícia Civil da Bahia é afastada após ser alvo de operação contra corrupção
Notícias Católicas Mendonça pede afastamento de Alexandre de Moraes do Supremo
Veja também
Notícias Católicas CV do Nordeste de Amaralina invade cidade de Gandu
Notícias Católicas Comerciantes se unem para criação da Associação Comercial de Itagi
Notícias Católicas O sentimento de mudança ganhou tração na Bahia inteira, diz Sandro Régis
Notícias Católicas Operação policial em Vila Esperança, Ipiaú, termina com morte de homem após confronto armado
Notícias Católicas Gongogi: Homem é acusado de manter mulher presa em Nova Palma e impedir contato dela com familiares
Notícias Católicas ACM Neto lidera disputa pelo governo da Bahia, diz AtlasIntel















