Moana Meira volta a solicitar disponibilização de exame BERA à comunidade
26/5

A disponibilização à comunidade do exame BERA foi solicitada, mais uma vez, pela vereadora Moana Meira, na Câmara Municipal. Também conhecido como PEATE ou Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico, 0 BERA é um exame que analisa a atividade elétrica no sistema auditivo em respostas a estímulos sonoros, permitindo avaliar a função auditiva desde a orelha interna até o tronco cerebral, auxiliando no diagnóstico de perdas auditivas e na identificação de possíveis lesões no nervo auditivo ou tronco cerebral.
Segundo Moana Meira, apesar de poder ser realizado em adultos, o BERA é feito mais frequentemente em crianças e bebês, principalmente quando há algum risco de perda auditiva devido a condições genéticas ou quando há um resultado alterado no teste da orelhinha, que é um teste realizado logo após o nascimento e que avalia a capacidade auditiva do recém-nascido. Ela explica que o exame é um procedimento indolor e não invasivo e indicado, principalmente, para avaliar o desenvolvimento e a resposta auditiva de crianças, recém-nascidos prematuros, crianças autistas ou com alterações genéticas, como por exemplo a Síndrome de Down. O Bera é indicado em diversas situações, incluindo: - Bebês e crianças com fatores de risco para perda de audição: - Bebês que não passaram no “teste da orelhinha” (emissões otoacústicas); - Crianças com atraso no desenvolvimento da linguagem: - Casos em que a audiometria convencional não é conclusiva; - Adultos com suspeita de lesões no nervo auditivo ou no tronco cerebral; - Monitoramento de pacientes em estado de coma.Deixe um comentário:
Notícias Católicas Manoel Vitorino | Programa Agricultura Itinerante chega a comunidade do RecreioNotícias Católicas Mais organização no trânsito de Jequié!Notícias Católicas Tarifaço dos EUA: veja quais setores e estados devem ter mais prejuízosNotícias Católicas Projeto de Hassan institui prioridade em vagas de emprego para jovens em acolhimento institucionalNotícias Católicas Novo espaço educacional em Itagi avança com obras em ritmo aceleradoNotícias Católicas São João de Jequié conquista título de Melhor do Interior da Bahia pelo Circuito Record 2025