MPBA e Prefeitura lançam campanha de combate à poluição sonora em Salvador
03/6

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e a Prefeitura de Salvador lançaram uma campanha conjunta de conscientização, que visa o combate à poluição sonora na cidade. Quem circula pela capital baiana tem visto, desde o último sábado (31), outdoors e outras peças publicitárias destacando os efeitos nocivos do som exageradamente alto para a população. Ele pode causar estresse e dor de cabeça, principalmente em pessoas idosas, bebês, crianças e adultos autistas, além de assustar animais.
Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), até 25 de maio deste ano, já foram registradas 10.688 denúncias de poluição sonora e 360 equipamentos foram apreendidos na cidade. Em 2024, foram cerca de 23 mil denúncias – média de 63 reclamações por dia – e 594 aparelhos recolhidos. A gerente de fiscalização sonora da Sedur, Márcia Cardim, explica que veículos automotores são os mais denunciados. Em seguida, aparecem estabelecimentos comerciais e residências. Há casos de poluição sonora em frente a hospitais, o que é proibido por lei, e situações em que os próprios familiares denunciam o desrespeito. “Não é só incomodo, é uma questão de saúde pública. A poluição sonora é todo ruído que gera desconforto e que interfere na comunicação. O poder público vem fazendo o seu papel fiscalizando e é importante também que o cidadão se conscientize sobre a necessidade de respeitar o espaço do outro, promovendo assim um ambiente mais harmonioso”, explica a gerente de fiscalização. A promotora Hortênsia Gomes Pinho, da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e Habitação e Urbanismo do MPBA, explica que a poluição sonora lidera a lista de reclamações na Promotoria e registra que é preciso ter mais empatia pelo próximo. “Sabemos que esse é um tema delicado, porque a economia da cidade é voltada para eventos musicais, e não estamos falando que não pode ter eventos dessa natureza. O que estamos buscando é garantir paz e lazer coexistindo harmonicamente. Tem a ver com solidariedade e respeito”, afirmou Hortênsia Pinho. A campanha é veiculada em outdoor, em cinco mega painéis, e-truck, bike door, painéis de led, circuito digital da Lapa, nas ruas e nos elevadores residenciais e comerciais. A diretora de Publicidade da Prefeitura de Salvador, Lilia Lopes, destacou a importância da ação: “Em parceria com o Ministério Público, a Prefeitura lança essa campanha com o objetivo de mostrar como o barulho afeta a vida das pessoas e como cada um pode contribuir para o bom convívio. Entendemos que a educação é o caminho para transformar comportamentos".Deixe um comentário:
Notícias Católicas Manoel Vitorino | Programa Agricultura Itinerante chega a comunidade do RecreioNotícias Católicas Mais organização no trânsito de Jequié!Notícias Católicas Tarifaço dos EUA: veja quais setores e estados devem ter mais prejuízosNotícias Católicas Projeto de Hassan institui prioridade em vagas de emprego para jovens em acolhimento institucionalNotícias Católicas Novo espaço educacional em Itagi avança com obras em ritmo aceleradoNotícias Católicas São João de Jequié conquista título de Melhor do Interior da Bahia pelo Circuito Record 2025