O que é a toxoplasmose? Como prevenir?
05/10
A toxoplasmose é uma infecção causada pelo parasita Toxoplasma Gondii, normalmente, uma vez que você pega o toxoplasma, ele permanece a vida toda no seu corpo. Em pessoas saudáveis, o sistema imunológico normalmente consegue conter o parasita, evitando doenças graves. Nestes casos, os sintomas costumam ser semelhantes aos da gripe, incluindo febre, calafrios e dores no corpo.
No entanto, a situação é diferente em mulheres grávidas e em indivíduos com sistemas imunológicos enfraquecidos. Nestes grupos, a toxoplasmose pode ter consequências mais severas. As gestantes com essa infecção correm o risco de aborto ou de dar à luz um bebê com malformações. Em pessoas com sistemas imunológicos comprometidos, a doença pode permanecer latente no corpo por longos períodos sem causar sintomas. No entanto, se o sistema imunológico enfraquecer por qualquer motivo, a toxoplasmose pode reativar e causar sérias lesões, incluindo comprometimento cerebral e visual. Diagnóstico e tratamento O diagnóstico geralmente é feito através do quadro clínico, junto com exames complementares para detectar os anticorpos que o nosso corpo produz contra o toxoplasma, que são detectados no exame de sangue. Uma vez feito o diagnóstico, no caso das grávidas e dos imunossuprimidos são indicados tratamentos específicos que geralmente são feitos via oral. Segundo trabalhos publicados, se o tratamento for iniciado precocemente, o risco de transmissão para o bebê cai pela metade. Fonte: Brasil 61Deixe um comentário:
Notícias Católicas Polícia Civil amplia atendimento e passa a enviar intimações via WhatsAppNotícias Católicas Jitaúna: Homem é esfaqueado no Bairro Gilda Ramos após discussãoNotícias Católicas Ipiaú: Adolescente morre em colisão entre moto e caminhão na entrada do ACMNotícias Católicas Tenente da PM é alvo de nova fase da Operação Reciclagem em Vitória da ConquistaNotícias Católicas BETS: Anatel divulga lista com mais de 2 mil empresas irregulares que sairão do arNotícias Católicas BR-101 continua sendo a rodovia mais perigosa do Brasil