Operação Perjúrio: Advogados são investigados por fraudes processuais e lavagem de dinheiro
04/8

O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), deflagrou nO sábado (1º) a Operação Perjúrio, com o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Feira de Santana e Salvador. As diligências foram realizadas em endereços residenciais e comerciais vinculados a quatro advogados investigados.
A investigação conduzida pelo MPBA apura a atuação de um grupo suspeito de utilizar documentos falsificados para instruir ações judiciais em larga escala, especialmente em demandas contra instituições financeiras. Segundo os elementos reunidos durante a apuração, foram identificados comprovantes de residência falsos, e indícios dos crimes de estelionato, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Foram identificadas movimentações financeiras consideradas atípicas, que alcançam aproximadamente R$ 723 milhões entre os anos de 2019 e 2025. As investigações apontam que o esquema teria operado por meio de uma estrutura articulada envolvendo profissionais da advocacia e empresas dos ramos de consultoria empresarial, cobrança e recuperação de crédito e manutenção de equipamentos eletrônicos. Conforme apurado, documentos com informações repetidas e dados com adulteração teriam sido apresentados em centenas de processos distribuídos em diversas comarcas baianas. Há ainda indícios da utilização coordenada de boletos bancários emitidos por terceiros, posteriormente empregados como comprovantes de residência em ações judiciais. Também foram encontrados indícios de utilização de procurações e outros documentos cuja autenticidade é objeto de apuração. Os elementos reunidos também apontam a utilização de mecanismos destinados a dificultar o rastreamento da origem e da destinação dos recursos, circunstâncias que fundamentam a apuração de possível prática de lavagem de dinheiro. O material apreendido durante a operação será analisado pelo Ministério Público com o objetivo de aprofundar as investigações, identificar a extensão das condutas apuradas e individualizar responsabilidades.Deixe um comentário:
Notícias Católicas Leur Lomanto Jr. destaca apoio do prefeito Flavinho e de vereadores de Jequié a ACM Neto e Zé Cocá durante encontro do grupo em Salvador
Notícias Católicas Baixa na base de Jerônimo: presidente da Câmara de Boa Nova declara apoio a ACM Neto e Zé Cocá
Notícias Católicas Lideranças de Jequié se reúnem com ACM Neto e Zé Cocá para discutir projetos para a Bahia
Veja também
Notícias Católicas JULIO CESAR, EDITAL PARA TERCEIROS INTERESSADOS RECONHECIMENTO EXTRAJUDICIAL DE USUCAPIÃO
Notícias Católicas Bahia fica em último lugar nos anos finais do ensino fundamental no Brasil e tem pior nota do ensino médio no Nordeste
Notícias Católicas Lafaiete Coutinho avança na educação e IDEB dos Anos Iniciais sobe para 6,2
Notícias Católicas Deputado Hassan participa das comemorações pelos 105 anos de emancipação de Boa Nova
Notícias Católicas Moana Meira defende iluminação especial de prédios públicos durante o Agosto Lilás
Notícias Católicas Gutinha solicita reforma completa da Unidade de Saúde Almerinda Lomanto














