×

Piso da enfermagem: trabalhadores exigem solução imediata para o pagamento dos salários

23/11 Piso da enfermagem: trabalhadores exigem solução imediata para o pagamento dos salários

Reuniões, negociações sem solução, resistência por parte das entidades patronais e descontentamento dos trabalhadores. Esses são os pontos que os profissionais da área de saúde alegam que impedem um basta nas negociações para uma definição do pagamento do piso da enfermagem. Alguns estados e municípios continuam fazendo manifestações na porta dos hospitais com a promessa de novas paralisações, caso a situação não se resolva. Segundo o conselheiro federal do Conselho Federal de enfermagem Daniel Menezes ainda existe resistência de algumas instituições, especialmente representantes dos empregadores.

Em Pernambuco, o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Satenpe) organizou um protesto em frente ao Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). Os profissionais atuam nos hospitais públicos estaduais e em unidades particulares de saúde. Eles reclamam que alguns enfermeiros e técnicos ainda não receberam o piso, que começou a ser pago em setembro — como conta Gomes Filho, secretário de relações sindicais do Satemp, o sindicato dos auxiliares e técnicos de Pernambuco.

Em Campinas (SP), trabalhadores de laboratórios e clínicas prometem fazer greve no dia 27 de novembro, caso o repasse não seja feito. A categoria diz que vai esperar até sexta-feira (24) uma resposta das empresas para ver se aceitam ou não o que for proposto. O Sindicato reafirmou a pauta de reivindicações apresentada na Campanha Salarial 2023 de reajuste salarial com base no INPC (índice de inflação), cesta básica, feriado da categoria, jornada especial, manutenção das condições mais favoráveis — e o pagamento do Piso Nacional de Enfermagem. 

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) demonstra preocupação com relação ao repasse dos recursos da assistência financeira complementar da União para o piso da enfermagem, referente ao mês de novembro. A entidade esclarece que será feito o repasse de duas parcelas para garantir a complementação do 13º salário dos profissionais de enfermagem. 

Fonte: Brasil 61

Contador de Cliques


Deixe um comentário:



Captcha